Notícias

Sábado teve o dia D de prevenção contra o Sarampo em diversas Unidades de Saúde de Guarapuava

02/12/2019

Uma média de 4 mil pessoas já aderiram a campanha de vacinação de prevenção ao sarampo em Guarapuava. Mesmo sem nenhum caso identificado, as equipes da Secretaria de Saúde, por meio do Departamento de Epidemiologia, estão realizando diversas ações e, no último sábado (30), ocorreu o Dia D de vacinação. “É importante abrir as UBS no fim de semana para que as pessoas que trabalham durante a semana possam ir até o local mais próximo e realizar a vacinação. Assim nosso município continuará sem nenhum caso de sarampo”, destacou a técnica em enfermagem do Cisgap, Márcia dos Santos.

 

A meta do Dia D foi a imunização de adultos com idade entre 20 e 29 anos, já que é considerada a faixa etária mais ativa, por estar em contato direto com diversas pessoas- estudando, trabalhando e fazendo outras atividades. Ao todo, 22 Unidades Básicas de Saúde funcionaram no fim de semana. “A imunização do maior número de pessoas garante que Guarapuava fique longe do sarampo. Prevenção é sempre a melhor escolha”, afirmou o Secretário de Saúde, Celso Góes.

 

Muitas pessoas descobriram que tinham sido imunizadas corretamente na infância quando o atendentes verificaram carteira de vacinação. Ana Paula Pacheco, de 20 anos, foi uma delas. A jovem já tinha as duas doses recomendas e não precisou ser imunizada. “Mesmo que não esteja tendo casos na cidade, eu decidi vir. Por ser no sábado, facilitou para mim. Eu sempre tive crises de alergia e me preocupo com essas coisas, mesmo que eu não precise tomar as doses, a intenção é o que vale”, disse a estudante de contabilidade.

 

Quem não conseguiu aproveitar o Dia D de vacinação pode fazer a imunização nas UBS de toda a cidade, de segunda a sexta-feira, das 08h às 12h e das 13h às 17h.

 

Publicado em: 02-12-2019.