Notícias

Rua XV de Novembro ganha sinalização com tachões

14/12/2020

Os tachões, também conhecidos popularmente como tartarugas, servem como delimitadores de faixas e para redução de velocidade, ajudando a evitar acidentes. Por isso, a Secretaria de Trânsito e Transportes, SETRAN, está reforçando a sinalização com o projeto de instalação de tachões na XV de Novembro. A primeira etapa já foi concluída no trecho do Bairro Alto da XV.

 

Para o secretário de Trânsito e Transportes, Adalberto Campos, os tachões  causam uma sensação de estreitamento da pista, promovendo maior segurança ao delimitar o trânsito dos veículos.

 

Essas sinalizações podem ser usadas em diversas situações com o objetivo de orientar os motoristas no trânsito e propiciar a diminuição da velocidade dos automóveis. Outro ponto interessante, é a divisão de espaços que os sinalizadores promovem. Dessa forma, os tachões oferecem uma maior segurança aos condutores porque deixam a pista mais sinalizada, com um trânsito mais seguro e menos chances de acidentes ao evitar manobras arriscadas nas vias e tentativas de acesso indevidos em pontos de maior movimento. Assim, impede que o motorista ultrapasse a linha de proibição, evitando colisões frontais., explicou o secretário Adalberto Campos.

 

Tachões dão mais segurança ao delimitar espaço e evitar manobras arriscadas nas vias. – Foto: Secom

 

Essa barreira física criada também tem a função de manter uma visibilidade do alinhamento da faixa central da via, mesmo em dias de fortes chuvas por refletirem a luz dos faróis dos veículos. Além disso, as tartarugas podem servir para criar ilhas de refúgios de pedestres, entre outras utilidades.

 

A Rua XV de Novembro já contava com alguns tachões e, de acordo com o secretário, o projeto de instalação  iniciou há algum tempo, porém, como havia a programação do recape ao longo da rua, foi preciso um de adiamento na colocação dos tachões. “Agora que foi feito o recape, o projeto é subir com essas tartarugas de sinalização até a rotatória da Polícia Militar (PM). O intuito dessa instalação é, sobretudo, fornecer mais segurança aos motoristas que realizam frequentemente o trajeto pela rua.”, comentou.

 

Instalação já foi realizada no Alto da XV e deve seguir até o Batalhão da PM. – Foto: Secom.

 

Uso

Os tachões auxiliam na sinalização das ruas, sendo, desse modo, usado em todas as vias que a engenharia de tráfego, da Secretaria de Transportes, compreender que será de utilidade e que promoverá qualidade de trânsito para os condutores.