Rodoviária de Guarapuava recebe a primeira grande reforma em 22 anos

20/08/2015

Desde sua inauguração, em dezembro de 1992, o Terminal Rodoviário de Guarapuava nunca passou por uma grande intervenção. A atual administração começou a reforma do prédio no final do mês passado. Na primeira fase da obra, o município somente recursos próprios, num valor de R$ 572 mil. “Em todos esses anos, a rodoviária recebeu pequenos reparos, porém é a primeira vez que o local será reestruturado de verdade. Vamos oferecer aos guarapuavanos e visitantes um local moderno e confortável”, enaltece o prefeito Cesar Silvestri Filho.

Segundo a secretária de Administração, Cristiane Karpstein, a primeira etapa inclui a troca da cobertura por telhas de aço zincado; troca de refletores e da fiação elétrica; manutenção geral das vidraças; reforma de todos os banheiros; emborrachamento das rampas de acesso; pintura dos corrimãos; manutenção hidráulica; entre outros. Já a segunda fase das obras prevê a troca das cadeiras da área de embarque; instalação de portas automáticas; reforma dos guichês; sistema de ar condicionado e de som. “Além disso, vamos fechar toda a área interna com vidros para isolamento do frio, desde o balcão de informações até a área de embarque, e também novo paisagismo e banheiros adaptados. Essa fase está em processo de aprovação junto à Caixa Econômica Federal e contará com recursos municipais e de emenda parlamentar do ex-deputado federal e atual presidente da Agepar, Cezar Silvestri”, enumera Cristiane, informando que serão R$ 395 mil da emenda e R$ 25 mil de contrapartida do município.

A secretária acrescenta que, no piso térreo, a intenção é instalar a base do Guaratran (Departamento Municipal de Trânsito) e, no pavimento superior, ficará o setor administrativo da rodoviária. “O ambiente ficará favorável e atrativo à instalação de lojas, farmácias e outros comércios”, finaliza.