Notícias

Revitalização da Praça da Fé fortalecerá o turismo religioso

12/08/2021

Um dos pontos turísticos da cidade e palco de grandes eventos religiosos está sendo revitalizado. Quem passa pela Praça da Fé, no Bairro dos Estados, pode acompanhar a retirada resíduos do lago, a colocação de grades de proteção, a abertura de trilhas e instalação de outros equipamentos, entre outras melhorias.

 

O trabalho é feito pela Secretaria de Turismo e Eventos em parceria com a SURG, Companhia de Serviços de Urbanização de Guarapuava. “Além do seu potencial turístico, a praça é uma área importante na qualidade de vida local. Estudamos essas intervenções desde o início da gestão para tornar o espaço mais seguro e agradável para os moradores que frequentam periodicamente”, explica a secretária de Turismo e Eventos, Katriane Mila.

 

Com capacidade para reunir até 50 mil pessoas, o local deixou de receber eventos em função da pandemia, mas é frequentado diariamente por moradores que praticam caminhadas e passeios. Equipes de Rapel também utilizam o paredão da pedreira e necessitavam de um caminho mais seguro. A abertura de uma nova trilha vai facilitar o acesso ao paredão, já que a antiga estava localizada num ponto íngreme e perigoso.

 

“A trilha contará com parapeitos durante toda sua extensão, inclusive, no local onde ficará o Mirante, que é a grande novidade do projeto. Com vista para toda praça e para a cidade, o mirante terá bancos e espaço para que as pessoas apreciem a paisagem”, detalha Katriane.

 

Parapeitos darão mais segurança à trilha que leva ao mirante e ao local das atividades de rapel.

 

Além disso, está sendo realizada a pintura dos bancos antigos e da pista de caminhada, instalação de refletores de iluminação direcionados aos murais bíblicos e ao paredão. A equipe da SURG também fará a manutenção do palco acústico e a instalação de lixeiras em toda a praça.

 

A previsão é que as obras sejam concluídas até o final de setembro.

 

A Praça

A Praça da Fé foi inaugurada nos anos 2000 numa pedreira desativada e funciona como um espaço ecumênico para manifestações religiosas do povo guarapuavano. Entre os principais eventos realizados no local, está a “Paixão de Cristo”, espetáculo feito durante as comemorações da Páscoa.