Reunião técnica aborda o turismo como oportunidade para uma nova experiência de negócio

22/11/2019

A Secretaria de Turismo de Guarapuava e o Sebrae-PR de Ponta Grossa promoveram uma reunião técnica, nesta quarta-feira (20), no Teatro Municipal, com o tema Turismo a oportunidade para uma nova experiência em seu negócio. O evento reuniu representantes dos diversos segmentos turísticos de Guarapuava, como, por exemplo, hotéis, pousadas, empresas de turismo de aventura, agências de viagens, locadoras de carros, restaurantes, cervejarias artesanais, associações de rotas turísticas e estudiosos do assunto.

O vice-prefeito e secretário de Turismo e de Obras, Itacir Vezzaro, abriu a reunião destacando que Guarapuava vive um novo momento no turismo. “Poder público e iniciativa privada, juntos, colocam o município em um novo patamar, porém o trabalho continua pois ainda temos muito para conquistar e mostrar ao Paraná e ao Brasil”, observou o vice-prefeito, que apresentou o programa Guarapuava Turística 2026, implantado na atual administração e composto dos projetos Caminhos do Malte, Visite e Descubra Guarapuava, Caminho de São Francisco, Caminhos da Fé, Turismo de Aventura e Região Serrana do Paraná.

As consultoras do Sebrae- PR, Nádia Terumi e Daniele Martins Machado, apresentaram um panorama sobre o turismo e o Selo Qualidade no Turismo do Paraná. “Esse selo engloba um conjunto de soluções com diagnósticos de gestão e de qualidade no atendimento, consultorias, inovação, entre outros, para que a empresa alcance a excelência de qualidade”, especificou Daniele. Podem participar micro e pequenas empresas de hospedagem, gastronomia, agências de turismo, locadoras de veículos e organizadores de eventos, por exemplo.

Durante o evento, o vice-prefeito e as consultoras informaram que os inscritos no selo terão a parceria da Secretaria de Turismo e do Sebrae. “O Sebrae concederá um desconto e, em cima desse valor, a Secretaria vai conceder um aporte, ficando um valor mínimo, pois nosso objetivo é ampliar o programa Guarapuava Turística 2026”, esclareceu Nadia. Mais de 30 empresários se inscreveram nas ações do selo, que serão desenvolvidas entre janeiro e novembro de 2020. Os interessados podem procurar a equipe da Secretaria de Turismo, instalada na Casa do Imigrante (Casa Amarela).

Também participaram da reunião o sócio-proprietário da operadora Viva Mais Turismo, de Ponta Grossa, Roger William Pius, que falou sobre a comercialização de produtos turísticos; e a diretora do Convention Bureau, Wagnilda Alves Minasi, que apresentou o case de Ponta Grossa. Após o evento, aconteceu um tour no Distrito de Entre Rios para conhecer o trabalho que a associação de turismo do local está desenvolvendo para atrair visitantes.

Publicado em: 22/11/2019