Reunião define próximos passos no combate ao aedes aegypti em Guarapuava

22/02/2016

A Secretaria de Saúde de Guarapuava realizou, na tarde desta segunda-feira (22), uma reunião no auditório da Faculdade Guairacá, com os agentes comunitários, de combate às endemias, da vigilância sanitária, enfermeiros e técnicos em enfermagem, bem como os demais profissionais de saúde municipais para repasse das estratégias no combate ao mosquito aedes aegypti. “É necessário e urgente a união e o trabalho de todos os profissionais que trabalham nas unidades de saúde de Guarapuava. Precisamos do comprometimento de todos para darmos conta de 80% dos imóveis que serão visitados até o final de fevereiro. Será uma luta diária, só assim conseguiremos atingir nossas metas”, ressaltou a diretora da divisão da Vigilância Epidemiológica, Chayane Andrade.

Todos receberam pastas com material informativo sobre o que averiguar e quais ações tomar nos locais visitados. “A partir de agora as ações devem ser realizadas em todos os bairros e distritos. Cada profissional visitará, em média, 30 domicílios diariamente, preenchendo corretamente e enviando os relatórios para conferência, pois se trata de uma situação emergencial nacional”, esclarece Chayane, lembrando que no dia 27 de fevereiro acontecerá, em Guarapuava, o Dia D, onde várias entidades se reunirão para trabalhar em conjunto no combate ao mosquito.

A Vigilância Epidemiológica informou ainda que estão sendo mandados para análise milhares de mosquitos encontrados em Guarapuava, mas ainda não há confirmação de nenhum caso desenvolvido na cidade. Apenas foram confirmados quatro casos importados, ou seja, de pessoas que vieram de outros lugares. A Surg, Vigilância Sanitária, Defesa Civil, 5ª Regional de Saúde, Polícia Militar e 26º GAC estão contribuindo nas ações de combate, porém, como apontam os profissionais de saúde, é necessário que a população também se empenhe em eliminar qualquer foco onde o mosquito possa se desenvolver.