
Retrospectiva 2022: SURG se consolida como a maior executora de obras do município de Guarapuava
03/01/2023
Criada em 29 de maio de 1972, a Companhia de Serviços de Urbanização de Guarapuava (SURG), atualmente, conta com cerca de 500 funcionários, divididos em equipes que atuam em mais de 30 pontos da cidade.
No ano em que completou meio século de existência, a Companhia de Serviços de Urbanização de Guarapuava (SURG) teve muitos motivos para comemorar em 2022.
Como empresa de economia mista, que tem como função e missão, cuidar da urbanização da cidade em todos os âmbitos, a SURG enfrentou muitos desafios nos últimos 12 meses, mas o saldo foi positivo e os resultados satisfatórios, como pontua o presidente da Companhia, Halmuth Brandtner. “O ano de 2022 foi inteiro de desafios para todos nós que fazemos parte desta grande equipe da SURG. Houve sim, muitas dificuldades ao longo do caminho, mas com o empenho e a dedicação de todos, conseguimos chegar ao fim do ano com muito a comemorar. Nesses 50 anos de existência, a SURG se consolida, cada vez mais, como uma empresa necessária para o desenvolvimento do nosso município”, destaca Halmuth.
O prefeito de Guarapuava, Celso Góes, grifa que a SURG é motivo de orgulho para todos, uma vez que é responsável pela execução da maioria das obras no perímetro urbano, além de levar a missão de manter a cidade limpa, com a varrição e a coleta de lixo, serviços esses essenciais para a vida da de todos, conforme salienta o prefeito. “A população identifica a SURG hoje, como a grande cuidadora de Guarapuava. É a Companhia de Serviços de Urbanização que nos ajuda no desenvolvimento, no cuidado, na limpeza, principalmente na construção do nosso município. Por isso, investimos muito na SURG e queremos investir ainda mais. Vamos valorizar os nossos servidores que atuam nos dias de sol ou de chuva em prol da população. Eu digo que 2022 foi o grande ano de Guarapuava em se tratando de obras, pois executamos muitos trabalhos em um curto espaço de tempo. Para 2023, faremos muito mais e a SURG continuará como um braço forte do nosso município”, enfatizou o prefeito.
A SURG foi criada durante o mandato do ex-prefeito, Moacir Julio Silvestri, em 29 de maio de 1972. No início, a empresa realizava somente o projeto e a administração dos serviços. Foi a partir de 1980 que a Companhia iniciou o processo de execução das obras, com equipamentos e pessoal próprios. Atualmente, a empresa conta com cerca de 500 funcionários, divididos em equipes que atuam em mais de 30 pontos diferentes da cidade.
OBRAS
Recape asfáltico, limpeza de galerias, instalação de manilhas para águas pluviais, manutenção de bueiros, além de um intenso trabalho de jardinagem, varrição e coleta de lixo na cidade, são serviços que fazer parte do dia a dia dos trabalhadores da SURG.
Em 2022, além de todas as tarefas rotineiras, projetos ousados fizeram parte da agenda da empresa de urbanização de Guarapuava.
Dentre as obras executadas pela SURG, o plantio de mil mudas de árvores nativas fez com que a cidade se inserisse ainda mais entre as que têm na ecologia suas grandes metas. O projeto de arborização, além de promover a sustentabilidade, também traz destaque para o município que é referência em preservação ambiental e belezas naturais.
O início do plantio foi em junho e uma força tarefa-tarefa foi montada para que os serviços fossem concluídos em um curto espaço de tempo.
“A arborização é um componente essencial não apenas como complemento estético das paisagens, ela proporciona também o conforto ambiental, cumprindo muitas funções benéficas para a nossa cidade, como as melhorias no clima e diminuição de poluição. Essas melhorias advindas por meio da execução deste projeto, favorecem todos os espaços e meio ambiente. Particularmente, estou muito animado com mais essa iniciativa”, disse Halmuth, na ocasião.
Os cedros foram plantados nas rotatórias da Rua XV de Novembro, começando na altura do antigo Posto Wouk, seguindo até a BR 277.
Na sequência, foram plantadas mudas de Álamos, também na rua XV de Novembro. Segundo o engenheiro ambiental, Saulo Vinicius Küster da Silva, as espécies selecionadas são adaptadas às condições de clima e solo da região e todas possuem a característica de serem decíduas, ou seja, perdem as folhas no outono e inverno. “Essas características em particular, deixam as mudas em estado de dormência nessa época do ano, permitindo que sejam transplantadas com um porte consideravelmente maior, o que aumenta a porcentagem de sobrevivência das mudas, sobretudo, por dificultarem o vandalismo”, contou o engenheiro.
O plantio das árvores se estendeu ainda, pela Avenida Rubens Siqueira Ribas, começando no Bairro Santa Cruz e chegando à Rodovia PR 170, que liga Guarapuava ao município de Pinhão.
PAVIMENTAÇÃO
Para centenas de moradores, uma espera de trinta anos terminou em 2022, com a pavimentação da Rua Ribeirão Preto, no Bairro Santa Cruz, em Guarapuava.
Os trabalhos de adequação da rua, instalação de meios-fios, galeria e a pavimentação em si, foram executados pela SURG, com recursos próprios do município. A revitalização da rua levou dignidade e ânimo aos moradores daquela região da cidade, segundo a Companhia. No mesmo período, a Rua Frei Caneca, no Bairro Boqueirão, recebeu melhorias. A exemplo de outras ruas da cidade, naquele trecho, as equipes da SURG realizaram o trabalho de fresagem (procedimento de corte, raspagem ou desbaste de uma ou mais camadas do asfalto), limpeza e recorte, para só então aplicarem o CBUQ, que é um dos tipos de revestimentos asfálticos mais utilizados nas vias urbanas e rodovias brasileiras. Por meio desse método, o novo asfalto fica com uma aparência melhor e dura por mais tempo.
ROTATÓRIA
O fim de tarde de 15 de setembro em Guarapuava, foi de muita alegria, principalmente para os moradores do Bairro Morro Alto. Na ocasião, houve a entrega da Rotatória da Avenida Castelo Branco, uma obra de grande porte, executada pela SURG.
“O engenheiro que fez isso aí, o pessoal da SURG, o pessoal da prefeitura, todos eles, estão de parabéns. Ficou muito bom mesmo. Tomara que o povo respeite a sinalização. Ficou ótimo”, falou Luís Carlos Machado (65), morador da região.
O prefeito de Guarapuava, Celso Góes, foi quem fez a entrega da nova rotatória, juntamente com secretários e autoridades do município. Na ocasião, ele falou da satisfação em ver a conclusão dos trabalhos e relembrou as dificuldades enfrentadas durante a execução da obra. “Eu tenho o maior orgulho de ter realizado essa obra. Porque é uma obra importante, é uma obra estrutural, segundo os engenheiros. (Uma obra) difícil, inclusive. Tivemos vários problemas quando iniciamos isso, mas o mais importante é vocês verem aqui nesse palanque, que estão várias representações, de várias mãos que ajudaram neste trabalho”, expressou o prefeito emocionado.
A nova rotatória, localizada entre as ruas Bernardino Roseira de Lacerda e Guaíra, vai além dos reparos no entorno. A região recebeu também a instalação de superpostes para melhorar a iluminação e sinalização horizontal e vertical da via, aumentando a segurança e a fluidez do trânsito.
O diretor presidente da SURG, Halmuth Brandtner, contou que a obra se mostrou um grande desafio para todos os envolvidos. Conforme relembra, foi necessário o apoio da SANEPAR (Companhia de Saneamento do Paraná), por causa da rede de esgoto que precisou ser rebaixada para a realização dos serviços, e da Ilumina Guarapuava, para a iluminação do acesso. “Eu acho que o mais importante é citar que além de uma obra de grande porte, nós conseguimos entregar um trabalho bonito. Esta é a segunda maior rotatória de Guarapuava hoje. Com certeza, o trânsito ficará muito melhor agora e a população desta região, terá toda segurança necessária”, finalizou o presidente.