Notícias

Retrospectiva 2022: Melhorias na infraestrutura da cidade ao interior, Secretaria de Obras de Guarapuava levou qualidade de vida aos guarapuavanos

03/01/2023

Além das grandes obras entregues, um dos destaques de 2022 é o programa “Asfalto na porta de casa”, que é o maior programa de recape asfáltico e asfalto novo da história do município.

 

Cumprindo o seu papel na construção de uma cidade cada vez melhor, a Secretaria Municipal de Viação, Obras e Serviços Urbanos teve como objetivo planejar, desenvolver, controlar e executar atividades relacionadas às obras públicas. Além disso, o ano de 2022 encerrou com ações de conservação e manutenção de estradas rurais, pontes, viadutos, canais e redes de drenagem. 

 

Outro fato que marcou o ano foi a chegada da engenheira eletricista Jacqueline Satiko Tsuji, que assumiu o cargo de secretária em outubro, se tornando a primeira mulher a comandar a Secretaria de Obras do município. 

 

“Meu objetivo, desde que comecei a trabalhar para a SURG, sempre foi o de atender bem às pessoas. Eu quero cuidar da população, para que o desenvolvimento seja satisfatório e interessante. Todo funcionário público tem que ter o objetivo único de se pôr no lugar do outro para conhecer suas necessidades. Estou muito grata pela confiança que estão depositando em mim. Estou me sentindo muito bem amparada, pois a administração municipal está ao nosso lado, nesta nova jornada. Por isso, tenho certeza de que vou retribuir essa confiança com muito trabalho e dedicação”, destacou Jacqueline no dia em que assumiu a pasta.

 

Em 2022, a Secretaria de Obras esteve trabalhando em diversos projetos, entre eles na recuperação de estradas rurais. Durante o ano, mais de 240 quilômetros de estradas foram recuperadas nos distritos de Entre Rios, Guará, Guairacá, Palmeirinha e também nas localidades da Estrada do Rocio, Guabiroba, Vila Operária e Covó. 

 

Além disso, a Secretaria esteve à frente das obras de reforma, construções e adequações de pontes em diversos pontos de Guarapuava. Dentre elas, a nova ponte de acesso à Capela do Degolado, na extremidade da Rua Vicente Machado, refeita para levar mais segurança ao acesso do local; A readequação da ponte que  liga os municípios de Guarapuava e Inácio Martins; A reforma da ponte na localidade de Pinhalzinho, no distrito de Entre Rios; A construção de uma nova ponte no bairro Vila Bela e ainda a construção de uma galeria de águas pluviais na Comunidade Bananas, no distrito do Guará. 

 

Asfalto na Porta de Casa

 

Um dos destaques de 2022 é o programa “Asfalto na porta de casa”, que é o maior programa de recape asfáltico e asfalto novo da história. O programa é realizado em parceria com a Secretaria de Obras, e foram diversas vias da cidade que receberam as melhorias. O objetivo é transformar a vida da população dos bairros e distritos do município. A meta é pavimentar 100% das ruas da cidade. 

 

Ao todo, 50 ruas (em uma área de 20,48 km) receberam recape asfáltico. Em se tratando da pavimentação completa, dez ruas foram contempladas com a melhoria. Ao todo, foram quase três quilômetros de asfalto novo. Além disso, o distrito da Palmeirinha foi o primeiro a receber o programa “Asfalto na porta de casa”. Na localidade, a Rua Aníbal Virmond recebeu 500 metros de pavimentação e manilhamento.  A via é importante para aquela comunidade, uma vez que liga o distrito ao município de Campina do Simão. 

 

Demandas antigas

 

Com o programa municipal vários trechos, com demandas antigas da população, tiveram o recapeamento e pavimentação asfáltica concluídos. A Avenida Moacir Júlio Silvestre, na chamada “Ponte do Polaco Leiteiro”; rua Casemiro Rozmovski, no bairro Bonsucesso; rua Celmira Garcia Costa, no bairro Batel; rua Apucarana com rua Londrina; rua São Paulo, no bairro Dos Estados; e Avenida Paraná são algumas vias que foram revitalizadas.

 

Além disso, a espera de mais de 30 anos dos moradores do bairro Santa Cruz,   acabou neste ano, a rua Ribeirão Preto foi totalmente revitalizada. A obra contou com 500 metros de asfalto de qualidade, mais de 20 caixas de drenagem pluvial, rede de esgoto e sinalização viária, que valorizam os imóveis e trazem muito mais qualidade de vida para a população.

 

Outra melhoria que a população aguardava há mais de duas décadas e foi entregue neste ano foi a obra na rua São Paulo, no Parque das Crianças. A intervenção gerou mais mobilidade urbana e segurança para a população, com uma ponte em concreto e toda asfaltada, além de passarela para os pedestres. 

 

Dando fim a um ponto de conflito no trânsito e que teve como principal objetivo banir os acidentes frequentes e dar mais segurança para os motoristas e pedestres, o prefeito Celso Góes, juntamente com a Secretaria de Obras e a Companhia de Serviços de Urbanização de Guarapuava (SURG) realizaram neste ano a entrega da nova rotatória da Avenida Castelo Branco. A obra, localizada entre as ruas Bernardino Roseira de Lacerda e Guaíra, foi além das melhorias na via. A região recebeu a instalação de superpostes para melhorar a iluminação e sinalização horizontal e vertical da via, aumentando a segurança e fluidez do trânsito.

 

E para fechar o ano, ocorreu a assinatura da Ordem de Serviço de recuperação e readequação do viaduto da Avenida Aragão Mattos Leão Filho. O viaduto está interditado desde julho deste ano por conta de riscos de desabamento. Diante da urgência dos serviços e da importância da via, as máquinas começaram a trabalhar na mesma data, tendo a empresa responsável pelas melhorias no viaduto, seis meses para conclusão da obra.