Retrospectiva 2022: Incentivo e valorização ao esporte, foram pontos fundamentais no ano que passou

26/12/2022

Guarapuava, por meio da Secretaria de Esporte e Recreação, foi destaque em diversas modalidades e competições durante todo o ano de 2022.

Durante o último ano, a Secretaria de Esportes e Recreação incentivou e realizou diversos eventos esportivos em Guarapuava, bem como apoiou atletas locais nas mais variadas modalidades esportivas, em campeonatos regionais, nacionais e até internacionais.

Segundo o prefeito de Guarapuava, Celso Góes, investir no esporte e apoiar os atletas, é sinônimo de investir no futuro do município. “Não canso de dizer que desde o início de nossa gestão, uma das grandes prioridades foi investir no esporte de Guarapuava. Por meio do esporte, podemos proporcionar inclusão social e melhoria na qualidade de vida da população. Atender às demandas dos atletas no esporte é investir no futuro de nossa cidade”, ressaltou o prefeito.

Em 2022, a Secretaria Municipal de Esportes e Recreação realizou a inauguração de um novo espaço esportivo e de lazer no distrito do Guará. O local conta com um campo sintético, arquibancada, uma academia ao ar livre, playground e iluminação.

Durante o ano, ginásios, quadras e campos sintéticos ganharam melhorias na cidade, como reforma, troca de telas de proteção e iluminação.

A aquisição de uma van para o transporte dos atletas e a inauguração de três campos sintéticos nos Bairros Xarquinho, Jordão, e no distrito do Guará, marcaram 2022 como um ano de grandes realizações. Além disso, a entrega de uma academia ao ar livre para os moradores do Campo do Pavão, merece destaque.

O lançamento do programa “Guarapuava Proesporte” significou um grande avanço para o município, segundo o secretário da Pasta, Milton Roseira. A ação se deu com base na Lei Municipal 2.270/20, regulamentada pelo decreto 3957/2014. O programa recebeu um investimento no valor de R$ 937 mil. E o montante será destinado a diversas modalidades esportivas, tais como handebol, tênis de mesa, tênis, futebol, vôlei, futsal, rugby, bolão, bocha, orientação, fisiculturismo, natação, triathlon, laço comprido, e artes marciais (taekwondo, judô e kickboxing).

Milton reitera ainda, que se sente muito feliz em estar à frente da Secretaria e, junto com sua equipe, promover grandes e significativas mudanças na vida dos atletas do município. “Eu me sinto muito honrado em poder terminar mais um ano à frente da Secretaria de Esporte e Recreação. Nossa equipe, junto com o prefeito Celso Góes, desde o início, se mostrou muito empenhada em apoiar e desenvolver diversos projetos em diversas áreas do esporte. E este ano, conseguimos pôr em prática muitos projetos e desenvolver boas parcerias para promover e proporcionar aos atletas guarapuavanos, um melhor contato com o esporte. Porque investir no esporte é investir no futuro e na saúde da nossa população também. Não podemos nos esquecer do trabalho de base feito com as escolinhas de diversas modalidades do Projeto Futuro, Aquacentro e Projeto Ginástica no Bairro, todos gratuitos e abertos à comunidade”, elencou o secretário.

APOIO EFETIVO

Em 2022 a Secretaria de Esportes e Recreação, deu apoio com o transporte de atletas e sediou muitas competições. Entre esses eventos, destacam-se os vários campeonatos paranaenses em diferentes modalidades, como também a 9ª Edição da Corrida da Mulher, o 3º Cheer Camp, a 1ª Copa de Voleibol Misto de Entre Rios, a Copa Sul Paranaense de Motocross 2022, o 28º Rally Transparaná, o Pedala Aquece Paraná, e o 3º Torneio Regional Centro-Sul de Judô.

No período, atletas do município se destacaram em competições locais, regionais, estaduais e nacionais, como os Jogos Abertos do Paraná (JAP’s), o Campeonato Brasileiro de Handebol, os Jogos da Juventude do Paraná (Jojup’s), os PARAJAPS, e o “Paraná Bom de Bola”.

Por fim, a Secretaria realizou inúmeros eventos e competições esportivas em Guarapuava, Campeonatos, Torneios, como os Jogos Escolares do Paraná (JEPS), a Copa Verão de Futsal, as Atividades esportivas do Dia 1 de maio, a Corrida da Padroeira, o Circuito Paranaense de Skate Amador, os Jogos de Advocacia Paranaense (JAP), e os Jogos Inter Atléticas Regional (JOIA).