Notícias

Retrospectiva 2022: Execução de projetos com qualidade e excelência marcaram a atuação da SME ao longo do ano 

21/12/2022

Os investimentos da Secretaria Municipal de Educação (SME), consistiram na aquisição de novos materiais, instalação de toldos, rampas de acessibilidade, portas, janelas, além da valorização dos trabalhadores do setor.

 

Com o objetivo de promover uma educação cada vez melhor, com mais qualidade e excelência para alunos e servidores da rede municipal de ensino, a prefeitura de Guarapuava, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), realizou diversos investimentos de melhorias e ampliações ao longo deste ano em todas as unidades de ensino da rede municipal. 

 

De acordo com o prefeito, Celso Góes, primar e investir na educação, é sinônimo de investir no futuro do município. “Não canso de dizer que desde o início de nossa gestão, uma das nossas grandes prioridades quanto à administração municipal, foi investir na educação. Atender estas demandas escolares é investir no futuro das nossas crianças e no no desenvolvimento de nossa cidade”, ressalta o prefeito  

 

Os investimentos da Secretaria de Educação (SME) foram desde pequenos reparos, até instalação de toldos, rampas de acessibilidade, portas, janelas, pinturas, instalação de portões eletrônicos, equipamentos de segurança patrimonial, materiais esportivos novos, tablets para novos aplicativos de aprendizagem, entre outros. 

 

O secretário municipal de Educação, Pablo Almeida, conta o que sente ao terminar mais um ano à frente da Secretaria e reitera sobre o papel de cada um dos envolvidos no desenvolvimento das crianças. “Eu me sinto muito honrado em poder terminar mais um ano à frente da Secretaria de Educação. Nossa equipe, em harmonia com a gestão do prefeito Celso Góes, desde o início se mostrou muito empenhada em desenvolver diversos projetos em favor da educação. E este ano, graças a Deus, conseguimos pôr em prática muitos desses projetos que antes eram sonhos e hoje, devido ao empenho de nossas equipes e da administração, se tornaram realidade. Investir na educação é investir no futuro e no desenvolvimento de nossa população”, descreveu o secretário. 

 

Confira, a seguir, o que foi realizado pela SME ao longo de 2022:

 

REFORMAS E MELHORIAS

 

Todas as unidades da rede municipal de ensino receberam reformas e melhorias ao longo do ano de 2022. Aqueles espaços que careciam de maior atenção, além das reformas que constavam no planejamento anual, ainda foram contemplados com ampliação e adequação de acessibilidade, por exemplo. Aquisição de novos móveis, compra de utensílios de cozinha e materiais esportivos, também se assomaram às mudanças propostas pela SME. 

 

Toldos

Portões eletrônicos e equipamentos de segurança 

Reforma Espaço do Cidadão Palmeirinha

-Entrega de Utensílios de cozinha

-Utensílios mobiliários

 

TECNOLOGIA

 

Guarapuava tem se tornado uma cidade cada vez mais inovadora em diversos setores. A cidade foi um dos poucos municípios do Brasil a atingir 25,65% do orçamento em educação no ano de 2021. No setor da educação, não poderia ser diferente. Com isso, foram adquiridos novos tablets para facilitar e aprimorar cada vez mais o aprendizado dos alunos, além de ajudar os professores no processo da educação.

 

Entrega de Tablets para plataformas digitais de ensino 

-Lançamento App Matific

-Mais de 10 mil alunos participam das olimpíadas nacionais Matific

-5 escolas municipais entre as melhores do País nas olimpíadas Matific

-Matific 2022: Guarapuava recebe menção honrosa pela dedicação na competição

-Aplicativo “EducaMaisGuarapuava”

-Plataforma Aprimora

 

PLAYGROUNDS

 

Com o intuito de promover maior segurança para as crianças nos espaços destinados às atividades recreativas, todas as unidades de ensino da rede municipal receberam novos playgrounds ao longo de 2022. Os novos equipamentos instalados nesses lugares, foram projetados com materiais de qualidade, como o plástico, que é muito bem conhecido pela sua durabilidade, confiabilidade e segurança. 

 

PROJETOS

 

Tendo como foco a valorização do servidor no que diz respeito à sua qualidade de vida no ambiente de trabalho, aprimorar o ensino e disponibilizar aos alunos acesso a novas experiências, foram fatores que marcaram o ano que passou. 

A visibilidade de Guarapuava neste quesito, ultrapassou as fronteiras do Estado e, atualmente, o município é referência para diversas regiões do Brasil em se tratando de projetos educacionais.  

 

RHAI (Recursos Humanos Aprimoramento Individual)

Conferência Nacional de Educação

Integra Kids

Cientista Kids

-Guará Kids

-Maria da Penha nas escolas

-1° Educashow;

-Prêmio “Destaque da Educação”;

-Formatura do PROERD;

-Coral dos Anjos 2022.