Notícias

Retrospectiva 2022: Em busca de fortalecer o setor da saúde, SMS de Guarapuava executou projetos e promoveu ampliações ao longo do ano 

29/12/2022

As ações realizadas na Secretaria Municipal de Saúde, consistiram em reformas, ampliações, capacitação dos profissionais e intensificação de vacinação. 

 

Seguindo os princípios da universalidade, equidade e integralidade no atendimento ao usuário, com o objetivo de garantir as condições indispensáveis ao seu pleno exercício e o acesso à atenção de saúde por parte da população, a prefeitura de Guarapuava, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realizou diversas ações, investimentos, melhorias e ampliações ao longo de 2022, no setor. O município foi destaque em nível nacional pela atenção dispensada aos pacientes de Coronavírus, por meio da implantação da plataforma SARA. O robô reduziu o tempo de atendimento e agilizou o tratamento das pessoas infectadas e que careciam de suporte rápido, como a internação, por exemplo, nos casos de maior gravidade.

 

De acordo com o prefeito de Guarapuava, Celso Góes, investir na área da saúde é mais do que um compromisso como prefeito, mas sim, uma responsabilidade humana e de empatia, enquanto profissional da área. “Gosto de frisar que a área da saúde é o setor mais importante e que necessita de maior atenção, cuidado e investimento. Como profissional da área, entendo e sei o quanto é necessário trabalhar para promover a saúde da população. Portanto, além de investir na melhoria de diversas Unidades Básicas de Saúde, ampliação de programas, excelência no combate à pandemia de COVID-19, também fizemos questão de investir na qualidade de trabalho e valorizar os profissionais do setor”, enfatizou o prefeito.

 

A secretária da pasta, Chayane Andrade, destaca que o setor foi muito bem administrado e recebeu grandes investimentos ao longo deste ano. “Este ano foi muito importante para a área da saúde. Conseguimos, desde os primeiros dias do ano, intensificar a vacinação contra a Covid-19, e obtivemos sucesso no enfrentamento ao vírus, reduzindo significativamente o número de casos e de mortes. Além disso, realizamos grande investimento em capacitação e treinamento para nossos profissionais, com o objetivo de melhorar cada vez mais o atendimento à nossa população”, destacou.

 

Chayane ainda salienta que se sentiu muito honrada em assumir a Secretaria na metade deste de 2022 e enaltece o trabalho árduo que o prefeito Celso Góes realiza junto às equipes de saúde. 

 

“Me senti muito honrada em assumir a Secretaria na metade deste ano. É, sem dúvida, um grande desafio estar à frente deste setor tão importante e de extrema responsabilidade. No entanto, isso se torna mais fácil quando a administração municipal, na pessoa do prefeito Celso Góes, junto com nossa equipe, trabalha para aperfeiçoar e melhorar cada vez mais a saúde de nossa população”, enfatizou. 

 

Confira, a seguir, o que foi realizado pela SMS, durante o ano de 2022:

 

INTENSIFICAÇÃO NA VACINAÇÃO CONTRA A COVID-19 E OUTRAS DOENÇAS

 

A imunização não impede que a pessoa contraia o vírus da COVID-19, ou outras doenças, mas contribui para evitar o agravamento dos quadros e, consequentemente, diminuir as chances de internação e morte.

 

-Guarapuava retoma vacinação contra a COVID-19 nos primeiros dias do ano;

-Mais de 20 mil guarapuavanos foram imunizados contra a Covid-19 nas primeiras semanas do ano. 

-Guarapuava encerra Campanha Nacional de Vacinação Contra a Poliomielite e Multivacinação com 70% da meta prevista;

-Pela primeira vez em 2022, Guarapuava fecha a semana sem casos ativos de Covid-19 e sem óbitos pela doença;

 

REFORMAS E AMPLIAÇÕES

 

Honrando o compromisso desde o início da gestão, a prefeitura de Guarapuava, realizou reformas e melhorias em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) ao longo do ano. Em algumas unidades que careciam de maior atenção, além das reformas, foram feitas ampliações nos espaços e promovida a contratação de mais profissionais.

 

Confira abaixo algumas das unidades que receberam reformas, ampliações e demais investimentos:

 

-UBS Jordão;

-UBS Concórdia;

-UBS Planalto; -Prefeito realiza a entrega da Reforma Completa;

-Guarapuava recebe mais de 2 mi da SESA para reformas de UBS’s e construção de uma nova Unidade do Residencial 2000;

-Prefeitura entrega UBS reformada e ampliada;

-Prefeito Celso Góes entrega novo Centro de Especialidades Odontológicas (CEO); 

 

PROGRAMAS E PROJETOS

 

O município de Guarapuava, desenvolveu, ao longo deste ano, diversos projetos e ações inovadoras na área da Saúde. Por causa disso, o município recebeu reconhecimento no Brasil e fora do País. 

 

O suporte tecnológico foi fundamental para o desenvolvimento da área da saúde, em Guarapuava. O lançamento da Assistente Virtual SARA representou um dos maiores investimentos realizados este ano. O assunto ganhou visibilidade nacional e hoje, a cidade é tida como referência em se tratando de atendimento rápido e combate ao Coronavírus. 

 

À distância e com agilidade, o robô SARA auxilia a Rede de Saúde Pública do município no atendimento para identificar e monitorar eventuais problemas com o usuário. Conforme a gravidade, a própria plataforma encaminha o paciente para um atendimento presencial. 

Desde outubro deste ano, as funções da plataforma foram ampliadas e, atualmente, o robô SARA realiza monitoramento e encaminhamentos de pacientes com diabetes e hipertensão. Para aqueles que possuem o cadastro atualizado na UBS (Unidade Básica de Saúde), basta aguardar que a assistente entrará em contato via WhatsApp. 

 

No setor de cuidados a pacientes em domicílio, Atenção Domiciliar (AD), por meio do Programa “Melhor em Casa”, Guarapuava sediou, no mês de setembro, o I Simpósio de Atenção Domiciliar (SinAD).  Com o tema: “Discussão de boas práticas e desafios na Atenção Domiciliar”. O evento contou com a participação de profissionais de diversos Estados do Brasil, de Portugal e dos Estados Unidos.

 

Além disso, o município de Guarapuava recebeu, em Brasília (DF), a certificação inédita no Brasil, de eliminação da transmissão vertical da sífilis. O município também é destaque na eliminação da transmissão vertical do HIV. No mesmo evento, a cidade ainda foi reconhecida com os selos de boas práticas de combate a essas doenças infecciosas.

 

Confira abaixo a matéria completa sobre a SARA e outros investimentos realizados:

 

-Guarapuava lança Assistente Virtual (SARA);

-Taxa de mortalidade infantil chega ao menor índice em Guarapuava;

-Saúde única;

-Melhor em Casa promove I Simpósio Internacional de Atenção Domiciliar; 

-Pacientes com diabetes e hipertensão começam a ser atendidos pelo SARA; -Prefeito Celso Góes assina piso salarial dos profissionais de enfermagem; 

-Prefeito sanciona Lei de Reajuste dos salários do cargo de cirurgião dentista;

-Prefeitura de Guarapuava contrata 17 novos enfermeiros; 

-Prefeito Celso Góes assina contrato para aderir ao COAPES; 

-Guarapuava é a primeira cidade do Brasil a receber selo de eliminação de transmissão vertical da Sífilis;