Notícias

Retrospectiva 2022: Ações de Conscientização e Segurança no Trânsito, estiveram entre as principais pautas da SETRAN durante o ano

02/01/2023

Seguindo a linha da educação no trânsito. Em 2022, a Secretaria realizou diversas  blitze com a distribuição de panfletos informativos em diversos pontos da cidade.

 

A prefeitura de Guarapuava, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SETRAN), priorizou, no ano de 2022, investimentos na mobilidade urbana. Além disso, com o intuito de melhorar a segurança no tráfego, a Secretaria atuou de maneira constante na realização de intervenções nas ruas do município, com blitze educativas e orientações. 

 

Segurança no Trânsito

 

Entre as ações, estão as implantações das lombadas eletrônicas, garantindo a segurança no tráfego. Para a instalação, técnicos da Secretaria fizeram estudos sobre as necessidades de implantar os dispositivos em locais com maior fluxo. Primar pela segurança, foi fundamental durante o ano. A Campanha Maio Amarelo, com o tema “Juntos Salvamos Vidas”, merece destaque pela mobilização e resultados satisfatórios obtidos. 

 

Na ocasião, a ação chamou a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito, e mobilizou vários órgãos públicos e privados, após um levantamento realizado pelo Observatório Nacional de Segurança Viária. O apontamento mostrou o Brasil como sendo o quarto País com maior número de acidentes de trânsito no mundo. Ademais, essa violência nas pistas atinge mais de meio milhão de vítimas anualmente.

 

Conscientização no Trânsito

 

Seguindo a linha da educação no trânsito. Em 2022, a Secretaria realizou diversas  blitze com a distribuição de panfletos informativos em diversos pontos da cidade, assim como palestras nos CMEI’s e escolas municipais, focadas na direção defensiva e com o objetivo de evitar acidentes em situações adversas. 

 

De acordo com o secretário de Trânsito e Transporte, Adalberto Campos, é de extrema importância alertar e reforçar os cuidados no trânsito, por meio das blitze na cidade, e o principal objetivo, é conscientizar o cuidado que os motoristas devem ter para diminuir o número de acidentes de trânsito.

 

“Esses dias de conscientização nas ruas de Guarapuava, são essenciais, pois as atividades levam importantes orientações à população. E, para que o trânsito flua corretamente, os motoristas precisam dirigir com atenção, respeitando os limites de velocidade, às leis de trânsito, sobretudo, no que diz respeito ao uso do celular enquanto dirige. Ademais, nessas ações, são repassados alertas sobre o não uso do cinto de segurança, a direção após o uso de bebidas alcoólicas, e tantas outras leis. Essas ações servem de lição para que todos tenham uma direção mais segura”, afirma o secretário.

 

Fiscalização mais ágil

 

Para além dessas ações, novas motocicletas para apoio e fiscalização no tráfego foram adquiridas. As aquisições deixaram as abordagens mais ágeis, assim como a execução do trabalho mais eficiente para a população. Ademais, reforçam a segurança viária, a SETRAN, recebeu também, novos veículos para substituir os antigos, destinados para uso nos dias de eventos e fiscalizações no município. 

 

Sinalização Viária

 

No setor de sinalização viária da Companhia de Serviços de Urbanização de Guarapuava (SURG), a fábrica de placas do município, esteve em pleno funcionamento. Neste espaço são produzidas todas as placas que compõem a sinalização da cidade, bem como placas de regulamentação, de advertência e indicativas. Durante o ano de 2022, foram produzidas mais de duas mil placas. O material utilizado para a confecção é composto por películas refletivas adesivas, além de chapas e tubos de aço galvanizado.  

 

Para modernizar, neste ano a SETRAN inovou, por meio da implantação de QR Code nas novas placas de trânsito de Guarapuava. Essa substituição surgiu para facilitar e agilizar o dia a dia dos motoristas e usuários do estacionamento regulamentado. O recurso direciona o motorista à página do ESTAR Digital. Com isso, ele pode baixar o aplicativo, e realizar o pagamento de forma mais rápida.