Resumo de Notícias

15/07/2014

Evento vai movimentar o Parque do Lago neste sábado

Mais um evento para atrair as famílias ao Parque do Lago. Aproveitando o lindo espetáculo proporcionado pelas árvores floridas, o empreendedor cultural Mauro Biazi desenvolveu o Cerejeiras em Festa, que será realizado neste sábado (19), a partir das 14h. O evento tem o apoio da Prefeitura de Guarapuava e integra a programação anterior ao Festival de Inverno 2014, que foi lançado este mês pela atual administração municipal. “Desde o início da nossa administração, buscamos proporcionar eventos voltados à comunidade, como a Virada Cultural. Também apoiamos as iniciativas para que guarapuavanos e visitantes possam aproveitar cada vez mais a cidade e valorizá-la”, afirma o prefeito Cesar Silvestri Filho.

Com o evento, o objetivo é fazer com as famílias, grupos de amigos e casais se reúnam no Parque do Lago em um grande piquenique. “É uma confraternização, na qual esperamos que as pessoas aproveitem a imagem das cerejeiras para curtir a natureza, se divertir e conversar. Cada um leva seu lanche e participa de festa, que também terá gincana com sorteio de brindes e música clássica”, especifica Biazi.

A abertura oficial do Festival de Inverno 2014 será nesta terça-feira (22), na Praça 9 de Dezembro, às 20h. A Prefeitura de Guarapuava vai inaugurar um termômetro e o marco da neve, além de promover o luau da neve, com distribuição de chocolate quente, e o lançamento do selo: ‘Guarapuava, o frio mais gostoso’. A programação continua com atividades e eventos que valorizam a cultura e a gastronomia do município, envolvendo restaurantes e hotéis da cidade, que vão oferecer pratos especiais de inverno. O festival segue até o dia 27 deste mês, sob a coordenação das secretarias municipais de Comunicação Social, de Indústria, Comércio e Turismo e Educação e Cultura.

Educação de Jovens e Adultos está com inscrições abertas

O projeto EJA (Educação de Jovens e Adultos) está com as inscrições abertas. As vagas são para o Ensino Fundamental até o 5º ano. A idade mínima é 15 anos. As aulas acontecem em dois turnos, das 13 às 17h e das 19 às 22h15. “O mercado de trabalho hoje em dia é muito concorrido e a formação estudantil é indispensável para quem quer trabalhar, por isso o EJA pode ser uma grande oportunidade para aqueles que buscam uma formação profissional e querem completar seus estudos”, explica a coordenadora do EJA Guarapuava, Irene Izabel Kwaczynski.

As inscrições podem ser feitas até o dia 31 de julho, no Sesc Guarapuava. O aluno precisa apresentar a carteira de identidade ou certidão de nascimento e comprovante de residência. As aulas são gratuitas e a Prefeitura de Guarapuava oferece todo o material escolar necessário, além do lanche distribuído no intervalo das aulas. Mais informações pelos telefones (42) 3621-3053 e 3623-4263.

Centro de Artes abre a exposição Pintando Estórias nesta quarta-feira

A partir desta quarta-feira (16), o Centro de Artes Iracema Trinco Ribeiro recebe a exposição Pintando Estórias, de Márcio de Sequeira. Em suas pinturas e retratos, o artista valoriza a figura humana e busca expressar a personalidade do indivíduo. Márcio de Sequeira ilustrou livros e artigos científicos com mais de 800 desenhos, pintou cerca de 80 telas e criou uma dezena de modelos de artesanato. Como forma de aprendizado, produziu cópias de Rembrandt, Van Gogh, Portinari, Seurat, Eliseu Visconti e outros artistas. Estas cópias integram a mostra.

“Eu aprendi a desenhar com o pai, depois continuei como autodidata e é meu hobby até hoje”, destaca o cirurgião-dentista. Em 2003, participou do projeto Turismo Rural Cooperativo, criado pelo convênio entre a OCB (Organização das Cooperativas Brasileiras) e o Ministério do Turismo. “Eu contribui para o resgate, valorização e criação de temas histórico-culturais da colonização suábia, fazendo inúmeros desenhos, pinturas e artesanato. O projeto resultou na criação da primeira cooperativa de empreendedores de turismo do Brasil, a Cooptur, Cooperativa Paranaense de Turismo, da qual fui sócio-fundador e primeiro vice-presidente entre 2004 e 2012”, relembra.

A exposição pode ser visitada até o dia 31 deste mês, sempre das 8 às 12h e das 13 às 17h30, de segunda a sexta-feira. O Centro de Artes fica na rua Marechal Floriano Peixoto, 1399, ao lado da Catedral. Visitas de grupos podem ser agendadas pelo telefone (42) 3623-1306.