
Resumo de Notícias
10/06/2014
Reunião de coordenação avalia execução de metas
Dando continuidade às reuniões da coordenação de ações, na tarde desta terça-feira (10), o grupo avaliou as demandas mais urgentes da população, o desenvolvimento do trabalho e a execução das metas. Mais uma vez estavam representantes da Prefeitura de Guarapuava, Exército, Corpo de Bombeiros, Sanepar e Defesa Civil, além da Polícia Militar. Um dos assuntos abordados foi a arrecadação de materiais. Para facilitar a distribuição, as doações devem ser levadas, preferencialmente, para a Paróquia Santana. Os itens mais necessários, no momento, são colchões e utensílios de cozinha. “A discussão e organização das ações têm sido muito produtivas e, cada vez mais, conseguimos verificar as necessidades e atendê-las”, informa o prefeito Cesar Silvestri Filho.
Logo após a reunião, profissionais das secretarias de Assistência Social e Saúde, além do Exército, deslocaram-se até o Distrito do Guará para distribuir telhas, fraldas, alimentos, roupas e água. Os moradores também foram vacinados contra o tétano. O trabalho em outros bairros continua até que todas as famílias sejam atendidas. Outro assunto da reunião foi a chegada de novos equipamentos e pessoal para contribuir com o atendimento que vem sendo executado nos bairros pelas assistentes sociais, soldados do 26º GAC. Cinquenta bombeiros-sargentos, vindos de Maringá, estão atuando nas regiões mais isoladas, principalmente rurais. Já o exército está disponibilizando oito embarcações com motor que transportam 15 pessoas cada uma.
Quanto ao abastecimento de água, o gerente regional da Sanepar, João Edson de Lima, informou que a Sanepar prevê a possibilidade de normalizar o atendimento de 33 mil habitantes até o final do dia. O abastecimento acontece de forma gradual, começando pelo bairro Santana e seguindo para as regiões mais afastadas da cidade. “Por isso, a necessidade de economizar água ainda é grande. A utilização deve ser feita de maneira consciente. A Sanepar espera normalizar a situação de toda a cidade até final da semana”, destaca.
Doações são concentradas na Paróquia Santana
Para atender melhor as necessidades das vítimas das chuvas, alguns produtos estão sendo pedidos com maior urgência.
* Colchões
* Utensílios de cozinha
* Material de limpeza
* Água potável
* Alimentos para cestas básicas: arroz, óleo, farinha de milho e de trigo, massa de tomate, café, açúcar, sal e alimentos pré-cozidos.
As doações devem ser entregues, preferencialmente, no salão da Paróquia Santana, na rua Rosa Lustosa Siqueira, nº 1104 – Bairro Santana. Mais informações na Secretaria de Assistência Social (42) 3623-7995.
Coordenadoria Municipal também abre conta para depósitos em dinheiro
Coordenadoria Municipal de Defesa Civil
Banco do Brasil
Agência: 299-2
Conta Corrente: 76558-9
Equipes da Surg reforçam a Operação Limpeza
Durante esta a semana, todo o contingente da Surg está auxiliando os moradores dos bairros mais prejudicados pelo grande volume de chuva dos últimos dias. Cerca de 250 trabalhadores prestam serviços de limpeza, recolhimento de entulho, fornecimento de água e desobstrução das galerias pluviais. As equipes vão realizar os trabalhos no São Vicente, Vila Carli, Bonsucesso, Concórdia, Vila Karen, Xarquinho e Entre Rios.
Secretaria de Obras trabalha na recuperação de estradas
Além das ações da Surg com a Operação Limpeza nos bairros mais prejudicados pelas fortes chuvas dos últimos dias, equipes da Secretaria de Obras trabalham no interior do município recuperando as estradas danificadas. Um levantamento preliminar aponta que 40 pontes foram destruídas pelas águas nos últimos dias.
De acordo com o secretário de Obras, Ivanês Joséfi, os danos nas estradas rurais são maiores pelo grande tráfego de caminhões pesados. “Somente na estrada do Baú, seis caminhões estão atolados. A nossa equipe trabalha priorizando os atoleiros”, explica o secretário, lembrando os prejuízos causados na região do Rio das Pedras. “As pessoas não saem de casa porque não têm mais nenhuma via de acesso. São seis localidades que estão sem ligação nessa região”, acrescenta, informando que a reconstrução da ponte do Jordão deve começar amanhã.
Medicamentos devem ser retirados na Urgência 24 Horas do Trianon
Os atendimentos das equipes da Secretaria de Saúde seguem junto com o Corpo de Bombeiros e Assistência Social para garantir a saúde da população em situação de risco. “É importante que as pessoas não entrem na água, que pode estar contaminada, e se mantenham aquecidas”, explica a técnica da Secretaria de Saúde, Eliane de Carli, lembrando da importância do uso de medicamentos de uso contínuo. “Muitas pessoas que precisam de insulina ou outros remédios de uso contínuo perderam seus medicamentos na água, por isso é importante pedirem novos medicamentos na Urgência 24 Horas do Trianon”.
Atendimentos do Recanto Feliz e Parque das Árvores passam para a UBS São Cristovão
Confira abaixo o atendimento nas Unidades Básicas de Saúde:
UBS Paz e Bem – Atendimento normal
UBS Jardim das Américas – Não abre – Atendimento na UBS do Colibri
UBS Vila Bela – Não abre – Atendimento na UBS Vila Carli
UBS Vila Colibri – Atendimento normal
UBS Vila Carli – Atendimento normal
UBS Morro Alto – Não abre – Atendimento na UBS Araucária
UBS Adão Kaminski – Atendimento normal
UBS Residencial 2000 – Não abre – Atendimento na Igreja
UBS São Miguel – Atendimento normal
UBS Santana – Atendimento normal
UBS Rio das Pedras – Não abre – Atendimento na UBS Guará
UBS Guará – Atendimento normal
UBS Jardim das Araucárias – Atendimento normal
UBS Concórdia – Não abre – Atendimento na UPA Batel
UBS Campo Velho – Não abre – Atendimento na UBS Boqueirão
UBS Boqueirão – Atendimento normal
UBS Planalto – Atendimento normal
UBS Santa Cruz – Atendimento normal
UBS Tancredo Neves – Atendimento normal
UBS Jordão – Não abre – Atendimento na UBS Santa Cruz
UBS Palmeirinha – Atendimento normal
UBS Pinheiros – Atendimento normal
UBS Dourados – Atendimento normal
UBS Primavera – Atendimento normal
UBS Feroz – Atendimento normal
UBS Bonsucesso – Não abre – Atendimento na UBS São Cristóvão
UBS Parque das Árvores – Não abre – Atendimento na UBS São Cristóvão
UBS São Cristovão – Atendimento normal
UBS Recanto Feliz – Não abre – Atendimento na UBS São Cristóvão
UBS Guairacá – Não abre – Atendimento na Urgência 24h do Trianon ou UPA Batel