Resumo de notícias

26/05/2014

Escola Municipal Gabriel Hugo ganha espaço em memória a Laudenora Ferreira

Um dia de emoção para a Escola Municipal Gabriel Hugo Rios. Nesta segunda-feira (26), foi inaugurado o espaço em memória a professora, escritora, poetisa e artista plástica Laudenora Ferreira. Instalada na biblioteca da escola, a área em homenagem a Laude (como era conhecida) conta com um vasto acervo pessoal da professora. Livros, troféus, medalhas, fotos e DVDs agora estão disponíveis para toda a comunidade. Na cerimônia de inauguração estiveram presentes o prefeito Cesar Silvestri Filho, a vice-prefeita e secretária da Mulher, Eva Schran, a secretária de Educação e Cultura, Doraci Senger Luy, o vereador Germano Toledo Alves, coordenadores, professores e alunos da Escola Municipal Gabriel Hugo Rios. “Hoje é um dia muito emocionante para o município. Laude foi uma pessoa que marcou muito a minha vida. Como foi minha professora, pude ter o prazer de conhecer essa pessoa maravilhosa. A formação desse espaço é um gesto de carinho e amizade”, comenta o prefeito Cesar Filho.

Contendo desde rascunhos com fragmentos de escritos até livros de idiomas usados pela professora, os materiais foram doados por uma das colaboradoras da escola e amiga de Laude, Margarida Andrade. “Fui professora da escola em 1989 e desde aquela época sinto um carinho imenso por essa instituição. Laude sempre quis que seus materiais estivessem ao alcance dos mais novos”, diz Margarida. Além dos 500 alunos da escola municipal, o acervo pode ser visitado pela comunidade em geral. A secretária de Educação e Cultura, Doraci Senger Luiz, aponta a importância que a escola tem para o bairro Vila Bela. “A participação da comunidade é importante. Esperamos que esse espaço ofereça aos alunos um pouco de toda essa experiência que Laudenora teve ao longo de todos esses anos”, completa.

Ação marca o Dia Estadual de Conscientização sobre a Hanseníase em Guarapuava

Para lembrar o Dia Estadual de Conscientização sobre a Hanseníase (26 de maio) e informar a população sobre a prevenção e o diagnostico da doença, a Secretaria de Saúde de Guarapuava e o AMPDS (Ambulatório Municipal de Pneumologia e Dermatologia Sanitária) realizaram um arrastão pelo centro da cidade nesta segunda-feira (26). Os agentes percorreram a XV de Novembro e alguns pontos do centro distribuindo materiais educativos, além de prestar orientações para a população.

As atividades prosseguem durante toda a Semana de Combate e Conscientização da Hanseníase (26 a30 de maio) nas escolas e UBSs (Unidades Básica de Saúde). Segundo a coordenadora do programa municipal do controle da hanseníase, Elisa Midori Yamaguti Katayama, a população participou e ouviu os agentes durante o arrastão. “Ações como essa são importantes para alertar a população que hanseníase deve ser diagnosticada com antecedência, tem cura e o tratamento é gratuito”, afirma.

Sintomas da hanseníase:

• Caroços e inchaços que não coçam e podem surgir e desaparecer, inclusive nas orelhas;
  • Áreas com diminuição da presença de pelos e suor;
  • Manchas esbranquiçadas, avermelhadas ou amarronzadas em qualquer parte do corpo, com a diminuição ou perda da sensibilidade ao calor, à dor ou tato;
  • Dificuldade para segurar objetos e tropeçar com frequência;
  • Dor e sensação de choque, fisgadas e pontadas ao longo dos nervos dos braços, mãos, pernas e pés.

Secretaria de Políticas para Mulheres realiza campanha contra o assédio sexual e moral

Iniciada no Dia do Trabalho, a campanha “Assédio! Ninguém merece” chega aos órgãos públicos municipais. Nos últimos dias, a equipe da Secretaria de Políticas para Mulheres distribuiu folders com orientações sobre o assédio sexual e moral no trabalho para os servidores da Prefeitura, da Câmara Municipal, da Surg, do Cisgap e da Secretaria de Saúde.“Nós queremos que os servidores, assim como a população em geral, possam identificar o assédio e saibam o procedimento correto para combater e a quem recorrer”, afirma a advogada da Secretaria de Políticas para Mulheres, Luana Esteche.

É o segundo ano que a Secretaria da Mulher realiza a campanha. “As mulheres já batalharam muito para entrar no mercado de trabalho superando muitas barreiras.Que o assédio sexual não seja mais uma forma de violência contra elas, as impedindo de avançar nas suas carreiras”, fala a assistente técnico da Câmara Municipal, Abigail Petrini.

Nesta segunda-feira (26), o Sindicato do Comércio de Guarapuava começou a entrega do material nas lojas da cidade. Para receber a campanha “Assédio! Ninguém merece” basta entrar em contato com a Secretaria de Políticas para Mulheres pelo (42) 3622-1342.