Notícias

Resumo de Notícias

14/05/2014

Participantes da Escola de Líderes do Sebrae recebem certificados

Na manhã desta quarta-feira (14), aconteceu o encerramento da Escola de Desenvolvimento de Líderes do Sebrae, parte do Programa Sebrae de Liderança, receberam os certificados de conclusão. A vice-prefeita Eva Schran, que também participou do curso, o secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Sandro Abdanur, representantes da Secretaria de Comunicação e convidados prestigiaram a apresentação final dos alunos, entre eles, profissionais de diversas áreas. Visando o associativismo e o cooperativismo, o curso incentivou a organização de projetos que contribuam com o desenvolvimento da cidade. “Foi importante para pensarmos em lideranças macro, não somente aqui em Guarapuava, mas nos demais municípios da região. Um local fortalece o outro”, comenta Eva.

Divididas em dois módulos, as orientações para os trabalhos dos grupos aconteceram em encontros semanais e, durante cinco semanas, foram discutidas possíveis ações. “Pretendemos formar uma rede de lideranças, não apenas com pessoas que saibam liderar, mas que consigam trabalhar de forma cooperativista”, explica a técnica do Sebrae e instrutora do curso, Rosilda Correia. No sexto e último encontro, os participantes apresentaram os projetos e receberam certificados. “Ficamos muito satisfeitos com os projetos, pois podem e devem ser colocados em prática, inclusive com o apoio da administração municipal”, destaca Abdanur.

 

Secretarias contribuem com o Paranaense de Basquete de Cadeiras de Rodas

Entre a próxima sexta-feira e domingo (16 a 18 de maio), Guarapuava recebe a 1ª etapa do Campeonato Paranaense de Basquete de Cadeiras de Rodas. Cento e vinte atletas de oito cidades de todo o estado vão entrar na disputa, que ocorrerá no Ginásio de Esportes do Cedeteg. A ADFG (Associação de Deficientes Físicos de Guarapuava) organiza o evento, tendo parcerias e apoios, entre eles das secretarias municipais de Esportes e o Provopar, da Secretaria Municipal de Assistência Social. O município será representado pela equipe Lobos.

O Provopar doou alimentos – arrecadados em campanhas – para a associação, o que vai contribuir com a alimentação dos atletas. Segundo o secretário de Assistência Social, Abraham Haick, eventos como esse precisam ser valorizados. “O trabalho prestado pelos associados merece todo o respaldo já que, na maioria das vezes, pessoas com deficiência ficam à margem da sociedade. O esporte é um dos melhores meios de inclusão social, além de outros pontos positivos. O time da ADFG tem apresentado grandes resultados, o que comprova que, quando há união, não existem obstáculos”, diz.

O presidente da ADFG, José Acir da Luz, afirma que, sem a ajuda da Prefeitura de Guarapuava e outros parceiros, seria impossível realizar o evento. “Iremos servir mais de 360 refeições por dia. No início, os próprios associados se organizaram para arrecadar os alimentos necessários, porém, sozinhos, não conseguimos arrecadar o suficiente. Agora, com as doações do Provopar, estamos mais confiantes de que tudo sairá como o planejado”, destaca.

A abertura do Campeonato Paranaense de Basquete de Cadeiras de Rodas está marcada para 19h, nesta sexta-feira. Após, a equipe guarapuavana estreia contra Cascavel. As próximas partidas serão, no sábado, 10h30, contra castro; 17h30, contra Ponta Grossa; e domingo, às 9h, contra Foz do Iguaçu.

 

Guarapuava recebe oficina do Zoneamento Ecológico-Econômico do Paraná

O Governo do Estado está realizando as Oficinas Institucionais do ZEE-PR (Zoneamento Ecológico-Econômico do Paraná) para apresentação dos resultados alcançados em relação às recomendações de preservação ambiental e de usos econômicos, com espaço para esclarecimentos e sugestões. Guarapuava está entre os primeiros municípios a receber o evento, assim como Curitiba e Ponta Grossa. No município, a oficina acontece nesta sexta-feira (16), a partir das 13h30, na Câmara de Vereadores, com a parceria da Prefeitura de Guarapuava.

O Programa de Zoneamento Ecológico-Econômico é coordenado pelo ITCG (Instituto de Terras, Cartografia e Geociências), autarquia da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, com a colaboração de outras secretarias e instituições estaduais e federais. “O ZEE contribuirá para o desenvolvimento econômico, social e ambiental do Estado e poderá ser utilizado pelas instituições públicas de todas as esferas, iniciativa privada e a sociedade. Nele vão constar informações ambientais e socioeconômicas adquiridas através de estudos, para a definição de zonas com características importantes para planejarmos a ocupação racional do espaço geográfico e o uso sustentável dos recursos naturais no Paraná”, esclarece o chefe do escritório regional do ITCG, Adelino Bridi. 

As oficinas são abertas a representantes dos setores público, privado, organizações não governamentais e a comunidade em geral. Nos eventos serão apresentados os resultados alcançados em relação às recomendações de preservação ambiental e de usos econômicos. O ZEE-PR está em fase de execução com previsão de conclusão para o final de 2014. 

 

Marcha para Jesus 2014 acontece neste sábado em Guarapuava

Milhares de pessoas participam, neste sábado (17), da Marcha para Jesus 2014. As famílias vão se reunir na Praça Cleve, a partir das 14h, e percorrer as principais ruas da cidade, realizando paradas para momentos de oração, louvor e reflexão. O evento, que acontece no mundo inteiro, é promovido no município pelo Conselho de Pastores de Guarapuava com o apoio da Prefeitura.

O presidente do Conselho de Pastores, Luiz Saez Gonçalvez, acredita que o aumento da população evangélica em Guarapuava faz com que as edições da Marcha para Jesus sejam um sucesso de público. “O nosso principal propósito é pronunciar o nome de Jesus, orando pela nossa cidade, pelas nossas autoridades, ministrando a benção de Deus. Esse é o principal propósito”, resume. “Esperamos um público de cinco mil pessoas este ano”, acrescenta.

O evento finaliza com o show gospel de André Valadão, um dos cantores cristãos mais conhecidos e premiados do Brasil. A apresentação será no Pahy Centro de Eventos, às 19h. O ingresso custa R$ 30,00.  Mais informações pelo telefone (42) 9116-0034.