Resumo de Notícias

13/05/2014

Através da Lei do Plandeg, Prefeitura concede isenção de impostos a empresas

O prefeito Cesar Silvestri Filho concedeu isenção de impostos – pelo período de três anos – para as empresas Coamo Agroindustrial Cooperativa, Hamerski Cia e Paraná Sistemas Mecanizados Ltda, devido a investimentos feitos no município, conforme prevê a Lei do Plandeg – Plano de Desenvolvimento Econômico de Guarapuava (nº 1535/2006). A única exigência é que as empresas utilizem construtoras de Guarapuava para realizar as suas ampliações ou outros serviços. A assinatura aconteceu nesta segunda-feira (12), na sala de reuniões do gabinete, no Paço Municipal.

O prefeito aproveitou a ocasião para conversar com empresários sobre o crescimento da cidade, planos e investimentos. “Devemos estimular as empresas para que invistam cada vez mais em Guarapuava e sejamos um município modelo de empreendedorismo, gerando empregos, renda e desenvolvimento urbano, pensando no futuro dos guarapuavanos”, destaca Cesar Filho.

Educadores recebem treinamento sobre primeiros socorros

Durante toda a semana, 350 profissionais dos Cmeis, entre professores, supervisores e diretores, participam do Curso de Formação e Capacitação em Primeiros Socorros, na Faculdade Guairacá. O treinamento é organizado pela Secretaria de Educação e Cultura de Guarapuava. “O objetivo é informar a respeito dos procedimentos corretos em casos de uma emergência até a chegada de uma equipe de profissionais da área da saúde”, explica o palestrante Pablo Almeida.

De acordo com a diretora do Departamento Pedagógico da Secretaria de Educação e Cultura, Daniela Buch, o curso surgiu de uma demanda dos próprios educadores. “Mantemos o diálogo constante com os profissionais que atuam nos Cmeis e, por conta disso, identificamos as principais dificuldades e contribuímos com a melhoria do trabalho, o que reflete de forma positiva na qualidade da educação oferecida no município”, reforça.

Taekwondo é tema de workshop e curso em Guarapuava

A Federação Paranaense de Taekwondo e Márcio Taekwondo Clube, com apoio da Secretaria de Esportes de Guarapuava, promoveram um workshop de artes marciais e um curso para professores da modalidade, nos dias 09 e 10 deste mês, com atividades na Unicentro, Cedeteg e Faculdade Guairacá. O palestrante foi o mestre Fernando Madureira, faixa preta 6º Dan e técnico da seleção brasileira de Taekwondo, que participou de dois jogos pan-americanos, duas olimpíadas e cinco mundiais.

No primeiro dia, foram ministradas palestras sobre a influência do esporte na formação do cidadão para acadêmicos de educação física da Unicentro e Faculdade Guairacá. A manhã do segundo dia foi voltada aos professores, mestres e auxiliares, tendo como temas formas de aula e taekwondo baby. Os participantes também tiveram aulas práticas. “Foram dias muito produtivos nos quais buscamos abordar diversos temas para a formação do aluno e também ética no esporte”, afirma o faixa preta 3º Dan, Márcio Luis Pereira.