Restauração do Centro de Educação Ambiental é concluída em Guarapuava

31/03/2020

O Centro de Educação Ambiental, no Parque das Araucárias, está de cara nova. Valorizando a riqueza ambiental local e o olhar atento à sustentabilidade, a administração municipal investiu mais de R$ 600 mil na reforma do espaço que, em breve, será novamente um ambiente de encontro e disseminação de estudos, discussões e projetos ambientais no município. “O Centro é um espaço de grande importância social. É nele que diversos projetos futuros de olhar sensível ao meio ambiente são iniciados, onde vemos a inovação alinhada com a sustentabilidade, a cultura, a consciência ambiental. Nossos jovens têm aqui um espaço de promoção de ideias, de educação e transformação ambiental, que agora tem uma estrutura ainda melhor”, afirmou o prefeito Cesar Silvestri Filho.

Nos seis meses de execução da obras, os serviços contaram com aplicação de tratamento na madeira, reforma total do mezanino, aplicação de verniz, reforma da guarita, troca completa da estrutura de cobertura, reforma das instalações elétricas, adequação dos banheiros e execução do passeio. “Estamos entregando um espaço de qualidade, completamente restaurado e que está pronto para receber estudantes, jovens pesquisadores e a comunidade novamente”, declarou o secretário de Meio Ambiente, Celso Araújo.

(Foto: Secretaria de Meio Ambiente)

O Centro de Educação Ambiental integra a área do Parque das Araucárias desde 1997 e oferece diversas atividades para a comunidade. No espaço, são desenvolvidas oficinas voltadas à sustentabilidade e ocorre a elaboração de objetos como puff e papel, a partir de material reciclável. A conclusão da reforma vai possibilitar a retomada de projetos como o Cine Ambiental, que abre espaço para discussões sobre filmes com tema ambiental. Além das oficinas e projetos, o local também é um espaço para reuniões e palestras.

O Centro de Educação Ambiental e todo o Parque Natural Municipal das Araucárias são espaços de pesquisa aberto ao público. Escolas e universidades da rede pública e privada, podem agendar visitas ao local e escolas da rede municipal contam com transporte gratuito para visitar o espaço.