
Ressaltando a importância do acesso à profissionalização, SPPM realiza a formatura de mais oito turmas do Programa Potencial Feminino
04/04/2023
Os presentes, formandos e seus familiares ainda foram agraciados pela apresentação do Coral Municipal na abertura do evento.
Na noite desta segunda-feira (03), a Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres (SPPM) realizou a cerimônia de entrega do certificado dos cursos profissionalizantes do Programa Potencial Feminino, dos eixos beleza, gastronomia e comércio no Teatro Municipal Marina Karam Primak.
O programa conta com a participação do SENAC, que na cerimônia estava representado pela gerente executiva Marta Gavanski Harmatiuka e do SESI e SENAI de Guarapuava, neste ato representado pelo coordenador de educação, Marcos Maria.
Ao todo, 109 formandos, entre mulheres e homens, dos cursos de auxiliar de cabeleireira, manicure, auxiliar de cozinha, atendimento de restaurantes, auxiliar de informática, operação de computador, almoxarife e assistente administrativo receberam o seu certificado de conclusão de curso.
Em sua fala, o prefeito de Guarapuava, Celso Góes, comentou sobre a necessidade da qualificação dos profissionais do município e encorajou os formandos a aproveitarem as oportunidades cedidas pela prefeitura em todas as áreas.
“Nós sabemos que precisamos melhorar a qualificação dos nossos profissionais. Fazer política é isso, é investir em quem precisa. Eu espero que vocês realmente acreditem no potencial de vocês. Este já é o nome do programa, Potencial. Acreditem. Vocês se sacrificaram para fazer as aulas, eu sei bem como é que é isso, é difícil, mas vocês conseguiram. Hoje é um dia muito importante na vida de vocês e eu espero e estou torcendo muito para que seja o diferencial na vida de todos e que isso possa realmente abrir oportunidades para que vocês mudem de vida. Que vocês consigam, por meio dessa qualificação profissional, fazer o que gostam, trabalhar e melhorar de vida. Nós estamos sempre pensando no guarapuavano, sempre em vocês. Enfim, que essa qualificação seja muito proveitosa para todos”, ressaltou.
Para a secretária de Políticas Públicas para Mulheres, Priscila Schran, esta é mais uma formatura concluída com êxito pelo Programa Potencial Feminino.
“É uma alegria enorme proporcionar mais uma formação maravilhosa. Esperamos que eles continuem contando conosco para o que precisarem. Esse é só o começo dessa jornada. Os próximos passos como fazer o currículo, saber em qual empresa entrar, para tudo isso nós continuaremos ajudando. Então não vamos perder as oportunidades que chegam, porque sempre tem alguém observando, sempre há alguém vendo o nível de profissionalismo deles e queremos que eles saiam cada vez melhores para o mercado profissional”, destacou a secretária.
Além de formar novos profissionais, o Programa Potencial Feminino busca, por meio de parcerias, auxiliar o caminho percorrido pelo participante após a conclusão do curso. A Secretaria de Desenvolvimento Econômico é uma destas parcerias que apoiam os então formados na entrada para o mercado de trabalho.
“Falar desse programa, o Potencial Feminino, é algo que nos orgulha muito. A prefeitura de Guarapuava, por meio da Secretaria de Políticas de Políticas Públicas para Mulheres, está de parabéns e nós da Secretaria de Desenvolvimento Econômico apoiamos, com ajuda das Agências do Empreendedor e do Trabalhador, aqueles que estão se formando hoje. Para que possamos dar o encaminhamento a eles para buscarem uma vaga de emprego na sua área de atuação e também para aqueles que querem empreender, abrir a sua própria empresa, saibam os caminhos e tenham a ajuda necessária para que possam concretizar os seus sonhos. Nós estamos à disposição de todos os que se formaram hoje à noite para que eles possam colocar em prática aquilo que eles aprenderam no curso”, destacou a secretária de Desenvolvimento Econômico, Janaína Naumann.
Ao fim da cerimônia, a secretária ainda teve um momento para dividir esse apoio com os formandos da noite, falando sobre o acesso à Agência do Empreendedor, as vantagens de empreender e como ter o poder público como parceiro, além de apresentar a Agência do Trabalhador. Este momento contou também com a participação da diretora da Abrasel (Associação de Bares e Restaurantes do Centro Sul do Paraná), Leila Pires, que falou a respeito do mercado de trabalho, suas exigências e como fazer para acessá-lo.
Para a formada Sabrina Volochati, a qualificação já lhe ofereceu oportunidades. Ela conta que já tem propostas de emprego e que agora pode escolher qual se adéqua melhor a ela, o que lhe ajuda muito porque sua avó tem problemas de saúde e depende de seus cuidados.
“Já me ofereceram dois trabalhos e eu estou pensando entre qual eu vou aceitar por conta da saúde da minha avó. Esse curso me abriu a oportunidade por conta disso, porque eu saí de uma área totalmente diferente, fazia administração, me formei aqui e agora já estou com a possibilidade de escolha. Então, com isso, eu percebo que o curso está me oferecendo várias oportunidades e os professores são excelentes, a equipe também, o local do curso é excelente, eu amei tudo e agradeço muito ao prefeito e a Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres por terem me dado a oportunidade de fazer o curso”, comentou a formada no curso de auxiliar de cozinha.
Já para Thaís de Fátima da Rocha, formada no curso de atendimento de restaurantes, o curso foi um divisor de águas em sua vida que a possibilitou ver sua determinação e superação.
“Mudou meu conceito totalmente da área do atendimento, da comunicação e agora a gente tem a diferença nas mãos. Então, esse curso foi uma nova direção que abriu os meus olhos, abriu a minha visão, o meu jeito de pensar e de agir. Então, para mim foi muito bom, muito gratificante”, comentou.
Veja a galeria completa, AQUI.