Notícias

Reforma no Parque das Araucárias deve ser finalizada nos próximos 60 dias 

08/06/2022

O Parque das Araucárias é um dos lugares mais bonitos de Guarapuava. A natureza exuberante é um convite não só aos adeptos de caminhadas, mas a todos os que gostam de apreciar a natureza e sentir seu contato. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMAG) informa à população que frequenta o Parque, que este passará por pequenas reformas. A previsão de conclusão dos serviços é de 60 dias.

 

“Nós estamos reformando os banheiros dando mais acessibilidade a eles. Estamos iniciando a revitalização das trilhas e já temos instalado aqui um sistema fotovoltaico. O Jardim Europeu também passa por reformas, assim como o chafariz e a estufa. Os visitantes que vêm aqui no parque, principalmente nos dias ensolarados, esperam aproveitar o máximo. Os investimentos que estamos fazendo é para melhorar as condições de visitação”, conta o secretário de Meio Ambiente, Celso Araújo.

 

As melhorias serão custeadas com recursos via Compensação Ambiental, previsto pela lei n° 9.985, de julho de 2000, e regulamentada pelos artigos 31 a 34 do decreto n° 4.340, de 22 de agosto de 2002. A Compensação Ambiental é um mecanismo financeiro que visa contrabalançar os impactos ambientais  previstos ou já ocorridos na implementação de um empreendimento.

 

O engenheiro florestal, Saulo Vinícius Küster da Silva, explica como os recursos das compensações ambientais são aplicados. “São 114 placas solares, pagas por medidas compensatórias de duas empresas diferentes, que têm empreendimentos ao redor do parque, que causam algum impacto aqui. Esse sistema prevê abater no custo da energia. Estamos tentando chegar a 80% de economia no nosso consumo, que será compensado por essas placas”, concluiu.

 

A revitalização é feita pela Secretaria do Meio Ambiente em parceria com a Secretaria de Obras e será realizada por uma empreiteira selecionada por procedimento de Registro de Preço.

 

A SEMAG reforça que nesse período de reformas, podem ser usados os sanitários localizados no Centro de Educação Ambiental (chalé), na entrada das trilhas, quando elas estiverem abertas e os do Museu de Ciências Naturais.