Reencontro Nacional de Gerações Tradicionalistas marca fim de semana em Guarapuava

06/02/2023

Durante todo o sábado (04) e na manhã de domingo (05), no Teatro Municipal Marina Karam Primak, ocorreu o “Reencontro de Gerações”: edição especial ENJUT (Encontro Nacional da Juventude Tradicionalista), 2º ENVET (Encontro Nacional de Veteranos Tradicionalistas) e o 1º ENMIT (Encontro Nacional de Mirins Tradicionalistas).

O evento contou com a parceria das Secretarias de Cultura e Turismo e Eventos de Guarapuava. Também, por intermédio do vereador Silvionei de Quadros (Nego Silvio), que se fez presente no evento, a Secretaria de Educação foi parceira concedendo a Escola Municipal Padre Estanislau Cebula como alojamento aos participantes que vieram de fora da cidade.

Para a secretária de Cultura, Rita Felchak, que na ocasião também estava representando o prefeito de Guarapuava, Celso Góes, apoiar e incentivar eventos como este é importante não só para o município, mas também para quem é beneficiado pela iniciativa de manter tradições que agregam a cultura de nossa cidade e País.

“Na verdade, é uma iniciativa importante do poder público estar junto nessa parceria com pessoas que têm esse cuidado com a permanência em preservar o tradicionalismo e fomentar, para deixá-lo vivo cada vez mais em nosso meio. Então, para nós, é muito importante essa parceria. Apoiar todas as iniciativas que salvaguardam a nossa cultura, as nossas tradições, é fundamental. Principalmente onde estão inseridos agora, o jovem e a criança. Então o CTG Chaleira Preta está de parabéns”, ressaltou a secretária.

O evento deveria ter ocorrido em 2021, mas a pandemia de COVID-19 impediu a sua realização, obrigando a equipe organizadora a adiá-lo. Enfim, o evento organizado pela CBTG (Confederação Brasileira da Tradição Gaúcha) pôde ocorrer este ano, tendo como sede o município de Guarapuava.

“É um momento de evidenciar a juventude tradicionalista que vem de um movimento tão tradicional, que por vezes hoje, acaba sendo um pouco mais difícil inserir essa realidade na nossa sociedade. Então, é realmente muito importante esse evento, para que possamos enxergar a juventude com um olhar maior de responsabilidade e, com isso, fazer com que o movimento cresça”, destacou a 1ª Prenda e Diretora Jovem da CBTG, Jaqueline Novis.

Além de Jaqueline à frente do CBTG, o encontro contou com o trabalho de Fábio Fonseca, patrão do CTG (Centro de Tradições Gaúchas) Chaleira Preta. Fonseca destaca a importância de Guarapuava sediar o evento.

“Para nós, é uma honra, uma satisfação imensa poder sediar esse evento em nível nacional com todas as delegações dos MTGs (Movimento Tradicionalista Gaúcho) do Brasil. Para Guarapuava, que é considerada a capital gaúcha do Paraná, é um marco histórico sediar um evento dessa magnitude junto com a juventude, com os veteranos e com o mirim. Estamos unindo gerações. Isto é importante para nós”, salientou Fábio.

No encontro, que reuniu mais de 100 pessoas, foram realizadas mesas redondas, debates, palestras, dinâmicas, shows e um passeio turístico. As delegações vieram de vários Estados do Brasil para participar do evento. Este foi o caso da 2ª Prenda, Giovanna Soupinski (18), que veio da cidade de Nova Mutum no Mato Grosso para celebrar a tradição em Guarapuava.

“Como eu estava conversando com o pessoal do meu CTG, lá a gente tem uma ideia sobre o tradicionalismo e quando a gente vem pra cá conversamos com pessoas de outros movimentos do Paraná, Santa Catarina, do Planalto Central, São Paulo, enfim, conhecemos e adquirimos mais conhecimento e mais experiência com eles. Então é uma coisa maravilhosa poder estar aqui”, comentou a jovem em sua primeira participação em um evento nacional.

Para o presidente da CBTG, Roberto Basso, a troca de experiências entre os jovens, além da conservação das tradições gaúchas, era o principal objetivo do encontro.

“Para nós que estamos à frente da CBTG, é muito importante ver os jovens trabalharem e desenvolverem isso juntos. Esta juventude de hoje será o futuro da tradição amanhã. Eu tenho certeza de que os jovens vão trocar experiências entre eles e com essas experiências vão surgir muitos frutos que no futuro serão colhidos. É um evento muito bacana e a tradição gaúcha além de tudo, ela é um lugar onde os gaúchos se unem com os demais simpatizantes para trocar aquele abraço, tomar um chimarrão, para manter sempre viva a tradição e a cultura que nós herdamos dos nossos pais”, salientou Basso.

No evento também estavam presentes a vereadora e Procuradora da Mulher de Guarapuava, Bruna Spitzner e a secretária de Políticas Públicas para Mulheres, Priscila Schran.

Passeio turístico

Durante o passeio realizado no Parque Natural Municipal das Araucárias, os participantes do Reencontro de Gerações foram recebidos pelo secretário de Meio Ambiente, Germano Alves e por sua equipe. Na ocasião, o grupo realizou o plantio de uma Araucária (Araucaria angustifolia), símbolo do Estado do Paraná e árvore que ocorre majoritariamente na região Sul do Brasil, trazendo novamente a tradição e marcando o momento em no município.