Notícias

Quarenta e sete pessoas concluem o Programa de Controle ao Tabagismo da Secretaria de Saúde

23/07/2015

Durante 40 dos seus 57 anos, Maria Luci Guerra foi usuária de tabaco. Eram 30 cigarros por dia, quando entrou para o Programa de Controle ao Tabagismo. O número foi caindo até chegar a zero, uma conquista que merece certificação.  Esta semana, a Secretaria de Saúde de Guarapuava realizou a entrega dos certificados a Maria Luci e outras 47 pessoas. “Em pouco mais de um mês, percebo que estou respirando e comendo melhor, além de sentir os cheiros de verdade”, festeja.

Em Guarapuava, o programa é oferecido pelo SAE (Serviço de Atendimento Especializado) para promover a qualidade de vida e a mudança de comportamento dos usuários de tabaco. Todos os participantes também ganharam uma camiseta como forma de comemorar o fim do uso do tabaco devido sua força de vontade e ao acompanhamento feito durante dois meses. Ao longo do programa, os grupos contam com a assistência de médico, fisioterapeuta, nutricionista, psicólogo, fonoaudiólogo e enfermeiro.

De acordo com a enfermeira do SAE, Maria Clarice Kunkel, o objetivo é que nos grupos uns apóiem os outros com a troca de experiências. “Nos encontros falamos sobre as doenças que o cigarro causa, trabalhamos como suprir a dependência química, física, comportamental e psicológica que o tabaco traz, além de dar dicas sobre como se alimentar bem, eliminando o mito que ao parar de fumar a pessoa vai engordar, por exemplo”. Após encerrar o programa, quem sentir necessidade ainda pode participar das reuniões afim de evitar e controlar recaídas.