Notícias

Protagonismo feminino: Prefeito Celso Góes dá posse a novas secretárias para o ano de 2023

13/01/2023

Pela primeira vez na história de Guarapuava, o número de mulheres à frente de cargos de decisão será igual ao de homens.

 

Com o intuito de promover igualdade de gêneros em todos os setores da administração municipal, o prefeito Celso Góes inicia o ano de 2023 com algumas alterações em seu Secretariado e departamentos.

 

Na noite desta quinta-feira (12), no Teatro Municipal Marina Karam Primak, Celso deu posse a duas novas secretarias. Janaína Naumann, assumiu a pasta de Desenvolvimento Econômico, e Tatiana Farhat, passa a responder pela Secretaria de Comunicação (SECOM).  

 

Durante o evento, ele destacou que Guarapuava está entre as cidades onde as mulheres ocupam mais cargos de decisão no Paraná, e isto, conforme salienta, é motivo de comemoração por parte de toda a população.

 

“Este é um momento muito importante e inédito para Guarapuava. Em 2022, apesar das dificuldades de uma pós-pandemia, conseguimos promover mudanças significativas no município, mas não paramos nisso. Em 2023, vamos fazer muito mais pela nossa população, e começamos pela igualdade em todos os sentidos. Neste início do nosso terceiro ano frente ao executivo municipal, eu adianto que vamos primar sempre pela equidade e igualdade de gêneros, mas com base na competência de cada um desses agentes. Este é um importante passo para a gestão pública, que insere a mulher no protagonismo que lhe é de direito, em seu papel fundamental, por meio da paridade. Esse evento é a resposta para todos e uma oportunidade de mostrar que em nossa administração, são muitas as mulheres que se destacam no dia a dia pela competência em suas posições. Há muito a ser feito, mas acredito que um grande passo já foi dado”, sublinha Celso.

 

A secretária de Políticas Públicas para Mulheres (SPPM), Priscila Schran de Lima, destacou que a iniciativa do prefeito em primar pela igualdade de gênero, levando em conta a competência de cada um, é um dos maiores avanços nas políticas sociais do município. Ela reitera que este sistema de gestão precisa ser mantido e ampliado. “Guarapuava, hoje, é um exemplo para o Estado e para o País, em se tratando de igualdade e paridade. Tudo isso foi construído por muitas mãos e a comunidade faz parte desta mudança. Este é um momento de transformação para nossa cidade que vislumbra um futuro com oportunidades para todos. Estamos fazendo história e somos notícia em rede estadual e nacional”, disse Priscila.

 

O presidente da câmara de vereadores de Guarapuava, Pedro Moraes, participou do evento e falou que primar pela paridade de gêneros é uma necessidade em todos os setores da sociedade. “As mudanças estão ocorrendo. Hoje, sou presidente da câmara de vereadores e tenho pensado e agido de forma a promover as mulheres, visto que temos a maior bancada feminina de todos os tempos, em Guarapuava. O protagonismo da mulher na sociedade deve ser uma constante”, ressalta Pedro.

 

INICIATIVA

 

Em 2016, a ONU Mulheres, lançou a iniciativa global “Por um planeta 50/50 em 2030, um passo decisivo pela igualdade de gênero”. Com compromissos concretos assumidos por mais de 90 Países, o projeto pontua que construir um Planeta 50/50 depende de todos – mulheres, homens, sociedade civil, governos, empresas, universidades e meios de comunicação. Para isso, é necessário que eles trabalhem de maneira determinada, concreta e sistemática para eliminar as desigualdades de gênero.

 

Guarapuava é signatária da Agenda 2030 da ONU, desde o início da gestão do prefeito Celso Góes, que começou em janeiro de 2021. Portanto, a atual gestão tem o compromisso com a construção de uma cidade 50/50, já assumido no Planejamento Estratégico da Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres, que estabeleceu sua visão e determinação em cumprir com este compromisso.

 

Além dos cargos de decisão, setores de coordenadorias também foram ocupados por mulheres neste período, conforme lembrou o prefeito durante o evento.

 

Atualmente, das 27 secretarias, setores e autarquias, 13 são lideradas por mulheres. Confira, abaixo a relação:

 

– Doraci Senger Luy, secretária de Administração.

 

– Elenita Luiza Lodi, secretária de Assistência e Desenvolvimento Social (SEMADS).

 

– Tatiana Farhat, secretária de Comunicação (SECOM).

 

– Rita Felchak, secretária de Cultura (SECULT).

 

– Janaína Naumann, secretária de Desenvolvimento Econômico.

 

– Priscila Schran de Lima, secretária de Políticas Públicas para Mulheres (SPPM).

 

– Franciele de Góes Lacerda, procuradoria do município.

 

– Chayane Andrade, secretária Municipal de Saúde (SMS).

 

– Katriane Mila, secretária de Turismo e Eventos.

 

– Jacqueline Satiko Tsuji, secretária de Obras.

 

– Luana Esteche, diretora do PROCON.

 

– Liane Maria Mendes, controladora interna.

 

– Patrícia Grisardi Ribas, contadora-geral

 

PIONEIRISMO

 

Em Guarapuava, há 50 anos, Luiza Pawlina do Amaral foi a primeira mulher a assumir uma secretaria Municipal. Ela foi nomeada secretária de Educação pelo prefeito Nivaldo Passos Krüger, em 1973.  

 

SOBRE AS NOMEADAS

 

Janaína Naumann é biomédica, mestre em Tecnologia em Saúde e especialista em Administração pública. Ela coordenou o curso de Biomedicina do Centro Universitário Campo Real desde a sua criação, em 2009, até o ano 2015. No Governo Federal, atuou junto ao Ministério da Educação (MEC) na coordenação do Programa Interministerial Mais Médicos entre 2016 e 2018. Foi presidente da Autarquia Federal – Conselho Regional de Biomedicina da 6ª Região entre 2017 e 2021, e Coordenadora do Fórum dos Conselhos Regionais da Área da Saúde do Paraná – FCRASPR , de 2019 a 2021.

 

Atuou como coordenadora das Regiões 5, 6 e 7 do Programa de Desenvolvimento Regional Paraná Produtivo na Secretaria de Planejamento e Projetos Estruturantes do Governo do Estado do Paraná até 2022.

 

Janaína é empresária e docente no ensino superior, vice-presidente do Instituto de Ação Social Renascer de Guarapuava e presidente da Fraternidade Feminina Cruzeiro do Sul de Guarapuava.

 

Em Brasília, é conselheira titular na autarquia federal – Conselho Federal de Biomedicina – CFBM. Presidente da Associação Paranaense de Biomedicina – APRBM e vice-coordenadora do núcleo multissetorial de saúde da Associação Comercial e Empresarial de Guarapuava- ACIG. A nova secretária de Desenvolvimento Econômico de Guarapuava, também é especialista em Anatomia e Histologia para métodos de ensino e pesquisa, além de especialista em Biomedicina Estética.

 

Tatiana Farhat é formada em Comunicação Social – Jornalismo, com especialização em Comunicação Audiovisual. Trabalhando na área desde 2000, já foi editora, repórter, produtora de televisão e jornais impressos. Foi assessora de imprensa na Assembleia Legislativa do Paraná e, durante seis anos, trabalhou na Secretaria de Comunicação da prefeitura de Guarapuava. Nos últimos quatro anos, atuou como produtora da TV do Governo do Estado, Paraná Turismo.

 

Clique AQUI e veja as fotos do evento