Notícias

Projetos Porteira Adentro e Proteção de Fontes melhoram qualidade de vida dos produtores rurais

04/02/2016

Garantir assistência e melhorar a qualidade de vida dos pequenos produtores rurais de Guarapuava são alguns dos objetivos do programa Vida Rural, da Secretaria de Agricultura. Entre as ações do programa, está o desenvolvimento de diversos projetos que somam mais de R$ 13 milhões em investimentos. O Porteira Adentro, por exemplo, executa ações de melhorias dentro das propriedades, como a recuperação de estradas, limpeza e cascalhamento em atoleiros, desobstrução e implantação de bueiros, além de construção de bebedouros para animais. O projeto de Proteção de Fontes também integra o Vida Rural e tem por objetivo realizar a limpeza e proteção de olhos d’água, garantindo a qualidade de vida dos pequenos agricultores.

O agricultor Pedro Cordeiro, que vive no Faxinal do Fiuza, distrito do Guairacá, foi contemplado pelos dois projetos. Há quase 20 anos buscando água na propriedade dos vizinhos, foi por meio do programa Proteção de Fontes que o agricultor agora pode irrigar as verduras, limpar as ordenhadeiras e também consumir água de qualidade. Além disso, ele não precisa se preocupar com a condição das estradas, pois com o Porteira Adentro, recebeu cascalhamento e recuperação das vias de acesso à propriedade. “Faça chuva ou faça sol, meus filhos vêm da cidade me visitar e também levar água pra casa, porque agora temos estrada boa e uma fonte melhor ainda”, comemora.

De acordo com o técnico da Secretaria de Agricultura, José Aurizonas Rocha, a tecnologia apresentada pelo Programa de Proteção de Fontes é de baixo custo e pode ser aplicada pelo próprio agricultor. “Nós realizamos orientações e em seguida, o agricultor faz a limpeza da área, com a desobstrução da fonte, quando necessário. Depois, com uso de rochas, unidas por uma mistura de solo-cimento é feita a proteção do olho d’água. Depois da colocação dos canos e tubos de drenagem, acontece a desinfecção. Ao final, a fonte fica toda protegida e sem riscos de contaminação”, destaca o técnico.

O Secretário de Agricultura, Itacir Vezzaro lembra que tanto o Proteção de Fontes, quanto o Porteira Adentro não tem custo aos produtores. “No Proteção de Fontes o agricultor gasta com o material, que chega no máximo a R$ 50,00. Já no Porteira Adentro, não cobramos a utilização dos equipamentos e os produtores tem direito a 10 horas. É a atual administração trabalhando para garantir assistência e mais qualidade de vida ao homem do campo”, conclui o Secretário.