Projetos guarapuavanos representam o Paraná em evento nacional de inovação na área da saúde

08/07/2015

Três projetos desenvolvidos pela Prefeitura de Guarapuava vão representar o Paraná no Laboratório de Inovações sobre Boas Práticas na Atenção de Adolescentes e Jovens, do Ministério da Saúde. As ações, coordenadas pelas secretarias municipais de Saúde e Educação e Cultura, através do PSE (Programa Saúde na Escola), serão apresentadas em um encontro com representantes de todo o Brasil nos dias 28 e 29 deste mês, em Brasília. O evento tem como objetivo reunir, identificar e valorizar as práticas inovadoras desenvolvidas no SUS.

“A prioridade da administração municipal é tornar a saúde pública de Guarapuava mais humanizada, por isso investimos em projetos e qualificação continuada dos profissionais. Recebemos recentemente o prêmio Dr. Osvaldo Cruz que certifica municípios brasileiros destaque no cumprimento de metas e melhorias na qualidade da saúde pública e agora somos escolhidos como exemplo para todo o Brasil com atividades direcionadas às nossas crianças. É um orgulho ver que estamos mudando a realidade de Guarapuava”, destaca o prefeito Cesar Silvestri Filho. De acordo com o Ministério da Saúde, após o encontro, o material ficará a disposição dos gestores do SUS que estejam em busca de respostas a situações similares.

O laboratório recebeu 62 propostas de todo o Brasil e foram selecionadas 26. O Paraná conta com quatro representantes e as três experiências guarapuavanas são Vida sim, drogas não, realizado pela Escola Municipal Hipólyta Nunes de Oliveira e UBS Concórdia; Drogas, quem tem opinião diz não!, da escola Municipal Domingos Savio em parceria com o UBS Paz e Bem; e Saúde mental no território escolar, executado pelo Grupo de Trabalho Intersetorial de Guarapuava, composto por profissionais da Saúde, Educação e Núcleo Regional de Educação.

De acordo com a coordenadora da Divisão de Programas Estratégicos da Secretaria Municipal de Saúde, Fernanda Spyra, fazem parte do programa 55 instituições de ensino entre escolas municipais, estaduais e Cmeis, contemplando mais de 16 mil estudantes. “O PSE é uma integração entre a Saúde e da Educação com a parceria de outras secretarias e compreende ações que tratam de assuntos como alimentação saudável, saúde ocular, prevenção ao uso de álcool e drogas, à Aids e outras doenças sexualmente transmissíveis, preservação do meio ambiente e saúde mental”, exemplifica.