Projetos de Guarapuava vencem Programa Empreendedor Rural 2019, em Pinhais

25/11/2019

Guarapuava foi destaque durante o Programa Empreendedor Rural 2019 (PER), que ocorreu durante o Encontro Estadual de Empreendedores e Líderes Rurais, na última sexta-feira (22), no Expotrade, em Pinhais. Com um projeto que propôs a implantação de confinamento de ovinos de corte em uma propriedade localizada em Fernandes Pinheiro, na regional de Guarapuava, a jovem Thais Fernanda Gavlak venceu a edição 2019 do Programa Empreendedor Rural 2019. “É uma alegria ver talentos da nossa regional despontando e alcançando reconhecimento no agronegócio, com ideias que se tornam referência ao empreendedorismo do homem do campo. Sabemos a força e importância desse setor para o desenvolvimento de nossa cidade, e estar aqui, comemorando essa conquista estadual dos nossos jovens, gera ainda mais confiança no crescimento ímpar e inovador do agronegócio em Guarapuava”, exaltou o prefeito de Guarapuava, Cesar Silvestri Filho, que prestigiou o evento.

Prestes a se formar em medicina veterinária, Thais Fernanda Gavlak sonha empreender na propriedade da família. Com o título “Migração da avicultura para confinamento de ovinos de corte”, a aluna do PER propôs um estudo sobre a viabilidade de substituir a produção de frangos pela criação de ovinos, utilizando a estrutura que já existe na propriedade. “Valeu muito a pena fazer o projeto, pois aprendi muito com ele. Ao longo do desenvolvimento do trabalho eu tive um crescimento muito grande”, afirmou Thais.

No total, o PER 2019 contou com 53 trabalhos considerados aptos a disputar o prêmio. Foram 10 projetos finalistas do Paraná, mas esse ano, de forma inédita, cinco projetos selecionados eram de Guarapuava, número recorde de finalistas de um só município. Além do primeiro lugar, Ana Carolina Araújo Abreu e Elouise Cristine Rodrigues, também da regional de Guarapuava, conquistaram o segundo lugar. Como prêmio, os vencedores ganharam uma viagem técnica internacional, que será feita em 2020, para aprofundar o conhecimento.

Com o projeto “Implantação de agroindústria e biodigestor na Fazenda Vassoural”, as vice-campeãs buscaram otimizar a produção leiteira da propriedade – que tem 80 vacas em lactação e que produz cerca de 2 mil litros por dia –, empregando a matéria-prima na produção de queijo. Paralelamente, elas pretendem instalar um biodigestor, que aproveitaria os dejetos das vacas. “É muito importante ter jovens envolvidos com o empreendedorismo rural”, comemorou Eloise.

Para o presidente do Sindicato Rural de Guarapuava, Rodolpho Botelho, os resultados alcançados pelo município revelam o trabalho bem feito de toda equipe envolvida com o Sistema Sindical Rural no município e região. “Batemos recorde tanto de projetos finalistas, como na obtenção dos primeiro e segundo lugares. Isso demonstra o comprometimento dos participantes ao longo do curso, o apoio das entidades que ajudaram o Sindicato a formar estas turmas, como Unicentro e Colégio Agrícola; o apoio do instrutor Josias, que conseguiu transferir esse desejo de conhecimento e informação para os participantes, a mobilização das turmas e a supervisão da regional Senar em Guarapuava. Todos fizeram a diferença, superaram metas e índices, trabalhando em prol do setor agropecuário”, avaliou.

O evento reuniu mais de 5 mil produtores rurais, de todas as regiões do Paraná. Tanto o PER quanto o Encontro são promovidos por meio de uma parceria entre do Sistema FAEP/SENAR-PR, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-PR) e Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores Familiares do Estado do Paraná (Fetaep).

Colaboração: Sindicato Rural de Guarapuava e Sistema Faep

Publicado em: 25/11/2019