Projetos da Secretaria de Agricultura garantem renda e melhoram condições de vida dos produtores rurais

17/02/2016

Por meio do Programa Vida Rural, a Secretaria de Agricultura concretiza sonhos e melhora a qualidade de vida dos pequenos produtores rurais de Guarapuava. Entre as ações, está a aquisição de mecanismos de produção e o desenvolvimento de diversos projetos, que somam mais de R$ 13 milhões em investimentos na agricultura familiar do município. Habitação Rural e Feira do Produtor são apenas algumas das iniciativas que, em três anos, propiciaram aumento na renda e melhores condições de vida dos produtores. “São diversas políticas públicas que, além de garantir renda, possibilitam um lar seguro com boas condições de moradia. Nosso objetivo é que o produtor rural sinta, cada dia mais, orgulho em morar no campo”, afirma o prefeito Cesar Silvestri Filho.

A guarapuavana Josiane Zacarias Prestes vive na comunidade do Morro Grande, no Distrito do Guairacá, desde a infância. Mas foi na atual gestão que ela e a família concretizaram o sonho de ter uma casa nova. Em agosto do ano passado, sua família recebeu as chaves da nova moradia entregues pela Prefeitura de Guarapuava em parceria com a Cohapar, Emater e Banco do Brasil. Mais que beneficiados pelo programa da habitação, ela e seu marido também participam da Feira do Produtor, projeto que possibilitou aumento de 50% na renda da família. “Há 10 anos morávamos no mesmo lugar, mas quando chovia, tinha até goteira. Agora temos uma nova realidade e uma residência novinha em folha. Ainda, fornecemos verduras e legumes na Feira do Produtor, com isso compramos os móveis da nova casa e trocamos até de carro”, celebra Josiane.

O primeiro lote do projeto Habitação Rural, entregue em 2014, atendeu 16 famílias nos distritos da Palmeirinha, Guairacá e Entre Rios. No ano passado, mais 18 habitações contemplaram famílias do Distrito do Guairacá, região que para 2016, prevê receber mais 18 moradias. A habitação custa R$ 28.500,00, sendo R$ 20 mil para material de construção e R$ 8 mil destinados à contratação de mão de obra, entretanto os beneficiados irão pagar R$ 1.140 em quatro parcelas anuais de R$ 285. Para se cadastrar no programa Moradia Rural, o agricultor deve comprovar residência no campo e possui renda anual de até R$ 15 mil.

De acordo com o Secretário de Agricultura, Itacir Vezzaro, a secretaria tem uma política pública consistente, através do programa Vida Rural, com início, meio e fim. “Agora, os agricultores familiares podem produzir com segurança e viver com qualidade. Em 3 anos, são R$ 2 milhões de investimentos em 108 máquinas e equipamentos; R$ 210 mil por mês, com as feiras do produtor; R$ 1,2 milhões em regularização fundiária; e R$ 1,9 milhões na merenda escolar. A agricultura familiar em Guarapuava é variada e de qualidade, por isso nossos projetos visam dar mais oportunidades ao homem do campo”, conclui Itacir.

Feira do Produtor Rural

A Feira do Produtor Rural, que garante renda aos agricultores do município, como a família da Josiane Prestes, também é uma opção de alimentos frescos para quem vive na cidade. Entre as delícias comercializadas, estão diversas opções de legumes, verduras, doces, pães, queijos, embutidos, bolos e mel, além de artesanato e flores. A feirinha acontece durante a semana das 14 às 18h e no sábado das 8 às 13h.

Funcionamento Feira do Produtor

Terça: Paróquia Sant’Ana, no bairro Santana;

Quarta: Paróquia Divino Espírito Santo, da Vila Bela;

Quinta: Paróquia São João Bosco, da Vila Carli;

Sexta-feira: Espaço Cidadão da Primavera;

Sábado: Escola Municipal Conrado Gonçalves de Oliveira, Bonsucesso.