Projeto Tô no Tênis fortalece vínculos e abre portas para o futuro

26/10/2015

Há quatorze anos, o projeto Tô no Tênis vem escrevendo sua história em Guarapuava. Mas, para que as atividades continuassem beneficiando 64 crianças e adolescentes, a atual gestão municipal incrementou com apoio técnico e financeiro. Em 2014, através do SCFV (Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos), da Secretaria de Assistência Social, o projeto ganhou novos horizontes, transformando sonhos em realidade. “A Prefeitura de Guarapuava apoia o esporte local, a realização de eventos esportivos e projetos como esse que ajudam a melhorar a qualidade de vida e mostram a crianças e adolescentes uma nova realidade, abrindo espaço para o desenvolvimento de talentos”, ressalta o prefeito Cesar Silvestri Filho.

Atendendo o bairro Boqueirão e Vila Concórdia I e II, os atletas do projeto e seus familiares são acompanhados e referenciados pela unidade do Cras (Centro de Referência de Assistência Social) Boqueirão. Na unidade, os alunos recebem, além de atendimento especializado, o direcionamento a projetos sociais como o Tô no Tênis. Estar estudando e ter notas boas notas na escola são alguns dos requisitos para participar do projeto. “Temos que incentivar os atletas a treinar, mas também a estudar, pois um complementa o outro”, diz um dos idealizadores e coordenador do projeto, Agnaldo Almeida Silva, lembrando os incentivos que o Tô no Tênis recebe da Secretaria de Assistência Social. “Antes tínhamos apenas um professor para cuidar de todas as crianças e hoje somos três e a cozinheira. O lanche está mais caprichado o que dá mais energia aos participantes. Agora, torneios e intercâmbios realizados em parceria com outros projetos também são possíveis”, acrescenta Silva, também agradecendo o apoio de empresários.

Xará de campeão, Gustavo Ribeiro de Almeida, 9 anos, coleciona títulos. Este ano, o aluno do projeto participou de várias competições e destaca duas que considera mais importantes. A primeira foi em Ponta Grossa, em fevereiro, quando conquistou o segundo lugar na 1ª etapa do Juniores Séries. Já no mês de junho, trouxe para casa o 1º lugar após o ótimo desempenho no Campeonato Paranaense, em Londrina, defendendo a categoria 9/10 anos. “Desde os meus três anos, eu frequento o projeto e nunca pensei em parar, pois os treinos nos incentivam a jogar e competir. Gosto sempre de estar preparado para as competições e espero ganhar muitos troféus ainda pela cidade”, afirma o garoto, que reside no bairro Boqueirão. Os treinos são realizados no Guaíra Country Club três vezes por semana.

Recompensado a cada dia com o projeto e a descoberta de talentos, Agnaldo Almeida Silva recebeu mais um presente este mês, ao acompanhar dois alunos do projeto para competir na Semana Guga Kuerten, em Jurerê Interacional, Florianópolis (SC). O coordenador recebeu elogios do maior tenista brasileiro.  “Contei ao Guga um pouco do trabalho realizado no projeto Tô no Tênis. Além de me elogiar pessoalmente, o ídolo fez questão de gravar um vídeo parabenizando e motivando os alunos. Para nós, saber que um ícone nacional e internacional reconhece nosso trabalho é motivo de muito orgulho”, finaliza Silva, destacando que o esporte faz parte da sua vida há 39 anos, dos quais 17 defendendo Guarapuava nas mais diversas competições regionais e estaduais.