Projeto Semeando Saberes recebe Moção de aplausos na Câmara de Vereadores

28/11/2019

A equipe da Secretaria de Meio Ambiente recebeu, nessa quarta-feira (28), moção de aplausos e congratulações da Câmara Municipal de Vereadores pelo prêmio com o projeto Semeando Saberes, conquistado na categoria Educação Ambiental, durante o Fórum de Gestão Sustentável, que ocorreu na Fiesc (Federação das Indústrias de Santa Catarina), em Florianópolis, em agosto deste ano. “É uma satisfação para nossa equipe estar aqui recebendo essa moção. Diversas ações foram desenvolvidas para dar melhores condições e qualidade de vida para o pequeno agricultor. Recebemos o prêmio de gestor público, no Paraná e depois em Santa Catarina. Isso nos entusiasma para continuar com as ações do projeto”, frisou o secretário de Meio Ambiente, Celso Alves de Araújo.

Implantado em 2014, o projeto formou 180 agentes populares de educação ambiental na agricultura familiar, por meio da adoção de práticas de produção sustentável e tecnologias sociais. “Parabenizo o secretário e toda sua equipe que trabalhou nesse projeto e em tantos outros de grande importância para nosso município. A Secretaria está sempre à disposição nos cedendo todas as informações, por isso é uma honra entregar essa moção”, declarou o presidente da Câmara de Vereadores, João Carlos Gonçalves.

O Semeando Saberes teve foco de ações nos pequenos produtores rurais, indígenas e quilombolas. O objetivo foi torná-los multiplicadores do aprendizado para aplicação em ações como a proteção de nascentes, por exemplo. “Eu estava presente na Secretaria de Agricultura quando esse projeto iniciou e ver esse trabalho sendo premiado entre mais de 100 concorrentes é uma satisfação. Mostra que o município de Guarapuava está dando passos largos”, comemorou o vice-prefeito e secretário de Turismo e de Obras, Itacir Vezzaro.

Para a coordenadora técnica do projeto, Selba Lopes, o projeto alcançou resultados satisfatórios e a moção é uma prova disso. “Para nós, é uma honra porque o projeto gera resultados até hoje. Muito mais do que o prêmio, ficamos satisfeitos com os resultados positivos e reais na agricultura familiar e proteção ambiental”, contou Selba.