Notícias

Projeto Samu Ativo finaliza as capacitações de 2018

31/10/2018

As secretarias de Educação e Cultura e de Saúde finalizaram as capacitações deste ano do projeto Samu Ativo. O último encontro do ano ocorreu na manhã desta quarta-feira (31), no CMEI Vitória, no Distrito de Entre Rios. Foram capacitados todos os educadores e funcionários dos CMEIs (Centros Municipais de Educação Infantil).

O principal intuito do Samu Ativo é capacitar os educadores e funcionários sobre como agir em caso de emergências, como engasgamentos, convulsões, quedas e outras situações de urgência. Os participantes recebem orientações teóricas e práticas. “É essencial essa formação, pois nós pedagogos não aprendemos primeiros socorros na faculdade, nossa formação é apenas pedagógica”, comenta o educador infantil e diretor do CMEI Vitória, Thiago Luis Martins. “Já tive um caso de aluno com convulsão e não sabia o que fazer, mas agora, com a capacitação, tenho conhecimento de como agir”, diz a diretora do CMEI Alegria do Saber que possui extensão com o CMEI Vitória, Alci Boeing.

A meta do projeto é que os educadores consigam prestar os primeiros socorros até a chegada do Samu. “Nosso objetivo é ensinar os primeiros socorros aos educadores, pois, muitas vezes em situações graves, a pessoa se desespera e não sabe o que fazer. Com os primeiros socorros aprendidos, os professores poderão saber como proceder em situações de risco”, explica Priscila Martins, do NEP (Núcleo de Educação Permanente do Samu).

Publicado em: 31/10/2018