Projeto prevê uso de energia solar em prédios públicos do Municipío

20/08/2021

O sucesso da PPP, Parceria Público Privada da Iluminação Pública, que já atende 100% de Guarapuava, foi um dos grandes investimentos em infraestrutura para a modernização da cidade. Agora, um novo avanço deve ser consolidado: um projeto de instalação de sistema fotovoltaico em prédios públicos do Município que permitirá o uso de energia renovável com economia de recursos.

Em visita a FUNPAR,  Fundação da Universidade Federal do Paraná, nesta semana, o prefeito Celso Góes deu andamento às tratativas da parceria que possibilitará, em cerca de um ano,  a instalação dos primeiros equipamentos na cidade. “Esta parceria com a Funpar é uma consequência da modernização que Guarapuava vive nos últimos anos. É um momento único e precisamos seguir dando estes exemplos, nos consolidando cada vez mais, disse o prefeito.

Luiz Fragomeni, diretor de Programas da Funpar, afirmou que Guarapuava se destaca pelos investimentos em tecnologia e desenvolvimento sustentável. “É inevitável que num futuro bem próximo, com todos estes avanços, que Guarapuava seja conhecida como a “Capital do interior do Paraná”, declarou.

Proposta de instalação de painéis solares nos prédios públicos municipais foi discutida na sede da FUNPAR.

Painéis solares

Incialmente as bases de captação da energia devem ser instaladas em prédios públicos como o Paço Municipal, escolas, Unidades de Pronto Atendimento, Unidades Básicas de Saúde, rodoviária, quadras esportivas, etc. O objetivo é que os prédios produzam boa parte da energia consumida. A eletricidade excedente será direcionada para a iluminação pública. O projeto também prevê a análise e a busca da eficiência energética, por isso, as instalações de cada lâmpada, tomada ou ar condicionado devem ser revisadas.

A instalação do sistema fotovoltaico também é um projeto no formato de Parceria Público Privada e passará por outras fases. Claudio Dantas, Consultor da Funpar em Eficiência Energética, diz que o processo ainda precisa esgotar três fases até ser implantado: a apresentação do caderno de engenharia, na sequência, a conclusão do caderno do estudo econômico/financeiro e, finalmente, o caderno jurídico.

Segundo o secretário de Planejamento e Urbanismo, Paulo Dirceu, que também acompanhou a reunião, essa parceria deve escrever uma nova história de modernidade de Guarapuava. A expectativa é que a implantação ocorra já no início do ano que vem.  “De início vamos concentrar a captação nos prédios públicos, com retorno para a Iluminação pública, o que geraria uma economia muito grande ao município. Quem sabe, mais à frente, a gente possa estender este serviço a cidade toda, mas isso ainda não faz parte desta etapa de implantação”, finalizou.

O secretário de Habitação, Fernando Damiani, também conheceu a proposta e enfatizou a importância do projeto para o desenvolvimento da cidade e melhor aproveitamento dos recursos.