Notícias

Projeto-Piloto: Aplicação de segunda dose contra a Covid ocorrerá em 5 UBS de Guarapuava

30/08/2021

A partir dos dias 31 de agosto e 02 de setembro, ocorrerá uma ação piloto de descentralização da aplicação de segundas doses da vacina contra a Covid-19, em cinco UBS’s, Unidades Básicas de Saúde, de Guarapuava. O anúncio da nova dinâmica de aplicação foi feita em em uma “live” na manhã desta segunda-feira (30).

 

“Nós decidimos iniciar esse processo de descentralização que, primeiro, vai ser apenas para a 2ª dose, mas com o passar do tempo poderemos descentralizar também a primeira dose. Ressalto que esse processo depende do recebimento das vacinas enviadas pelo Ministério da Saúde”, explicou o secretário de Saúde, Jonilson Pires.

 

Locais de aplicação da dose 2

 

A vacinação ocorrerá nas UBS do Morro Alto, Boqueirão, Xarquinho I, Vila Carli e São Cristóvão, das 13 às 17h, nas terças e quintas-feiras.

 

“Nós elencamos as unidades dentro de cada região da cidade para facilitar o deslocamento dos moradores. Cada UBS terá um número de senhas disponíveis. As vacinas de todos os laboratórios (Pfizer, Coronavac e Astrazeneca) estarão disponíveis, porém, a quantidade vai ser limitada, por isso haverá distribuição de senhas“, disse Chayane Andrade, coordenadora da Campanha.

 

Chayane ainda explicou que, mesmo com o projeto piloto, as segundas doses continuam sendo aplicadas nas tendas na Praça Cândido Xavier nos dias específicos.

 

Para ser imunizado, basta apresentar a carteira de vacinação e um documento de identificação com foto. As senhas serão distribuídas a partir das 13h. Em caso de dúvidas, as pessoas que fazer parte do público-alvo devem procurar essas unidades.

 

3ª dose

Durante a live, o Dr. Hiagor Silva, chefe da Vigilância Epidemiológica, enfatizou que a partir do 15 de setembro iniciará a aplicação da 3ª dose, se o Município receber lotes específicos para esse fim. A vacinação será para pessoas com 70 anos ou mais e pessoas imunossuprimidas. Mais detalhes devem ser divulgados pela Secretaria de Saúde nos próximos dias.

Adolescentes

Em outro momento, depois de finalizar a vacinação dos adultos, acima dos 18 anos, iniciará a vacinação de adolescentes com comorbidades, com idade entre 12 e 17 anos, seguindo as faixas etárias.