Projeto Pelotão Esperança retoma atividades em 2021

04/08/2021

Mais de 2 mil adolescentes de 12 a 14 anos de Guarapuava, desde 1998, já passaram pelo Pelotão Esperança. O projeto, idealizado pela Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, da Prefeitura Municipal, e o 26º GAC e outros parceiros, retomou as atividades de 2021, na manhã desta quarta-feira (04) com uma aula inaugural. O programa estava suspenso desde 2019 devido à pandemia da Covid-19.

Para nossa equipe o dia de hoje fica marcado pela alegria do retorno das atividades que estavam paralisadas devido a pandemia. É um projeto significativo, a parceira entre o Exército e a Prefeitura Municipal por meio da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social oferece aos adolescentes que vivem em estado de vulnerabilidade a oportunidade de participar de diversas atividades educativas que promoverão o desenvolvimento e formas de guiá-los a uma vida longe dos riscos sociais”, destacou a secretária da Assistência e Desenvolvimento Social, Rosângela dos Santos Virmond.

Os alunos permanecem por dois anos no Pelotão Esperança, no contraturno escolar e, durante esse período participam de atividades diversificadas, como musicalização, informática, orientação, judô, natação, valores, justiça restaurativa, entre outras. “Retomamos hoje o projeto com 75 adolescentes, que irão participar de diversas atividades. Aprendem aqui no Batalhão a ter disciplina e respeito, sendo uma oportunidade única para aprender os valores militares”, explicou o Tenente Coronel, Luiz Augusto Fontes Rebelo.

O projeto Pelotão Esperança conta com diversas parcerias, entre elas a Faculdade Guairacá, o Rotary Clube Guarapuava Lagoa e a Liga Nacional de Tiro ao Prato.