Notícias

Projeto Orquídea oferece oportunidade de aprendizado e valoriza a saúde feminina

30/06/2014

As participantes do Projeto Orquídea, desenvolvido pela Secretaria de Políticas para Mulheres, vem aprendendo mais sobre a importância de adotar hábitos saudáveis para a longevidade. Toda semana, as mulheres reúnem-se no salão da igreja São Luiz, no Alto da XV, para confecção de artesanato e ainda receber orientações. Elas já aprenderam sobre violência contra a mulher, Lei Maria da Penha, orçamento familiar e, na última quarta-feira (25), sobre saúde e ervas medicinais. “Saúde é um modo de vida, não basta saber que tal chá é bom para tal dor ou doença. É preciso ter hábitos que gerem vida comer e dormir bem, manter uma convivência harmoniosa com as pessoas, manter pensamentos positivos, praticar exercícios físicos diários e ter uma espiritualidade dinâmica”, orienta a Irmã Hulda Lia Francener, colaboradora no projeto.

A vice-prefeita e secretária de Políticas para Mulheres, Eva Schran, destaca a saúde como fundamental para a autonomia feminina. “É a primeira vez que oferecemos no Projeto Orquídea um bate-papo sobre saúde com foco em tratamentos naturais. A partir de agora, em todos os bairros que formos, levaremos essa formação”, afirma Eva Schran.

As participantes ainda tiveram a oportunidade de conhecer o método da Bio Saúde de avaliação das energias do corpo, com a avaliadora Genovefa de Almeida Lima, e também aprenderam sobre diversas ervas medicinais e receitas de remédios caseiros. “Eu aprendi o valor do remédio, o valor da natureza. A gente tem em casa as plantinhas e agora eu sei como usar e para que serve”, comemora Cleris Aparecida Dias, participante do projeto.

O Projeto Orquídea segue no bairro Alto da XV até meados de julho e para participar não é preciso fazer inscrição prévia. Informações: 3622-1342, com Angelita.