Notícias

Projeto Guará-Code transforma a educação em Guarapuava

30/03/2023

Segundo o secretário de Educação de Guarapuava, Pablo Almeida, o Guará-Code já é considerado um projeto inovador e tem atraído olhares de diversas cidades do Paraná que buscam replicá-lo.

 

O projeto Guará-Code, criado pelas professoras Christielli Maschio Krynski Vargas e Jessica Kiczevi, tem transformado a vida de estudantes da rede municipal de ensino de Guarapuava. O projeto visa ensinar a lógica da programação em blocos, ou seja, de forma mais dinâmica – para alunos desde a educação infantil até o quinto ano do ensino fundamental, utilizando atividades plugadas (on-line) e desplugadas (off-line).

 

“Nós estamos investindo no futuro de nossas crianças e de nossa cidade ao treinarmos habilidades essenciais para as novas profissões em um mundo cada vez mais tecnológico e conectado. Por isso, todas os nossos alunos da rede municipal têm acesso a essas atividades, até mesmo nas escolas da área rural”, declara o prefeito Celso Góes.

 

Segundo o secretário de Educação de Guarapuava, Pablo Almeida, o Guará-Code já é considerado um projeto inovador e tem atraído olhares de diversas cidades do Paraná que buscam replicá-lo. “É uma imensa satisfação ver um projeto tão importante para nós como o Guará-Code, impactando a vida de cada vez mais crianças em nosso município”, afirma.

 

A professora Joandra Bahls Bortolanza, da tecnologia educacional da Escola Irene Guimarães Pupo, destaca que as atividades propostas pelo Guará-Code têm proporcionado aos alunos a exploração do mundo da tecnologia de diversas formas, por meio do pensamento computacional com diferentes tipos de atividades. 

 

“Como professora, tem sido prazeroso desenvolver o projeto Guará-Code, pois são atividades significativas que já trabalhávamos em sala de aula com eles. Porém, hoje, (trabalhamos) com um olhar mais amplo e voltado para o pensamento computacional”, comenta.

 

Para implementar o pensamento computacional, o projeto utiliza a programação em blocos como meio de aprendizagem. A programação em blocos é uma forma de programar computadores sem precisar escrever código em linguagem de programação tradicional. 

 

Em vez disso, o programa é criado com o uso de blocos de código predefinidos que representam comandos, funções e procedimentos. Esses blocos são arrastados e encaixados em uma interface visual para construir a lógica do programa. É uma forma intuitiva e acessível de aprender programação, especialmente para iniciantes, crianças e jovens.

 

Inicialmente, a plataforma Code.org — “A Hora do Código” — é utilizada para disponibilizar gratuitamente jogos educacionais para o ensino da programação. A plataforma é tão completa, atrativa e divertida que a programação é baseada em jogos como Minecraft e personagens como Frozen. Além disso, todos os cursos de programação possuem um certificado personalizado em cada nível de execução, que pode ser baixado tanto para alunos como para professores.

 

O projeto Guará-Code tem como objetivo integrar-se ativamente no contexto da era digital da educação e, para isso, a educação precisa estar em sincronia com esse contexto, participando integralmente dessa sociedade cada vez mais inovadora. O pensamento computacional e a programação em blocos são os meios de aprendizagem desse processo inovador. 

 

“Estamos vivenciando um novo pensamento na era digital da educação, e para muitos, isso é um grande desafio. Nossos professores e alunos sentem que precisam inovar, modernizar, atualizar e logo aprender mais sobre o mundo tecnológico em que vivem”, ressaltou Pablo.

 

Para complementar, são realizadas formações periódicas com os professores de tecnologia educacional de todas as unidades de ensino, objetivando a criação de jogos para que o aluno desenvolva satisfatoriamente, auxiliando-o em todas as disciplinas escolares.

 

“O projeto Guará-Code é um exemplo de como a tecnologia pode ser utilizada de forma educativa e transformadora na vida dos estudantes”, finalizou Pablo.