Projeto Fortalece Mulher realiza sua primeira atividade

01/06/2022

Com o objetivo de auxiliar no crescimento pessoal e profissional, melhorando a gestão dos negócios, nesta terça-feira (31/05) ocorreu a primeira atividade do Fortalece Mulher, projeto do programa EMPRIME da Agência do Empreendedor de Guarapuava, realizado em parceria com o SEBRAE.

As participantes ouviram a palestra “O Papel da Mulher no Século XXI”, com a gestora de projetos, Paula Tissot,  com mais de 13 anos de atuação na área. “Por mais que tenhamos evidências do quanto somos capazes, a falta da autoconfiança atrapalha nossa caminhada empreendedora, uma caminhada de sucesso. É importante entender de onde isso vem e como resolver para que a mulher empreendedora possa caminhar com muito mais segurança”, explicou Paula.

Renata Oppitz apostou nos sonhos e abriu a própria empresa há cerca de um ano e meio. A empreendedora acredita que a capacitação focada na mulher ajudará a superar algumas barreiras e a gerir melhor o negócio.  “Como eu sou uma novata no mundo de negócios, então, acho que a gente tem que buscar essa formação mais específica. E o programa traz isso em vários setores, tanto no emocional quanto também na gestão financeira, gestão de negócios. Então, vou investir na capacitação”, declarou.

O Fortalece Mulher é um dos 17 projetos do programa EMPRIME criado com foco no empreendedor para auxiliar na capacitação dos guarapuavanos, primando por melhorias da gestão dos negócios e, por consequência, dos resultados. A programação inclui palestras, consultorias e workshops. “O EMPRIME é um programa completo que tem gerado diversos resultados positivos com incentivo, inclusive, à inovação, o fomento ao crédito para os empresários investirem nos negócios e, também, dá uma atenção especial às empreendedoras”, declarou o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Sávio Denardi.

A próxima atividade do projeto será a de consultorias direcionadas para o diagnóstico de cada empreendimento. “Nós queremos ajudar as empresárias a entenderem os pontos fortes e melhorar o que é necessário nesse caminho de realização pessoal e profissional, dando um impulso necessário para que cresçam e ganhem ainda mais espaço”, argumenta a coordenadora do EMPRIME, Ana Cláudia Klosouski de Andrade.

De acordo com a empreendedora Simone Andrea Poliak, dona de um Pet Shop, as mulheres desempenham múltiplas tarefas, mas precisam encontrar tempo para investir em si mesmas e adquirir novos conhecimentos. “Eu acho que a gente tem que se abrir um pouco também para receber ideias novas. No dia a dia é difícil você ter ideias, porque você entra naquela rotina, mas quando acontece esses eventos, além de confraternizar, você aprende muitas coisas e tem ideias novas. E as mulheres têm que também galgar seu espaço, se unir para garantir seu espaço”, afirmou.

Segundo o prefeito de Guarapuava, Celso Fernando Góes, apoiar iniciativas e abrir o leque do empreendedorismo, sobretudo para as mulheres, é fundamental para o crescimento da sociedade. Conforme o chefe do executivo municipal, é na soma de pequenas ações que os resultados surgem, como a conquista do Prêmio Prefeito Empreendedor do SEBRAE, na categoria Inovação e Sustentabilidade, ocorrido na noite de terça-feira (31), em Curitiba. “A soma dos esforços de cada um, resulta em grandes conquistas. O Fortalece Mulher é exemplo disso, pois faz com que nossas empreendedoras tenham a oportunidade de estudar sobre seus empreendimentos e também a chance de investir no crescimento pessoal. O bem-estar é fundamental em todas as atividades”, sublinha o prefeito.