Notícias

“Projeto EVAS Líderes do Esporte” é lançado durante 1º Encontro de Gestoras do Esporte

01/06/2023

O projeto é de autoria da empresária Débora Kultz, que participou da primeira turma do Programa Acelerador de Lideranças Femininas da SPPM, em 2022.

 

Na noite desta quarta-feira (31), ocorreu o 1º Encontro de Gestoras do Esporte, no Salão Nobre do Centro Universitário Campo Real. O evento contou com o lançamento do projeto “EVAS Líderes do Esporte” de autoria de Débora Kultz, que tem como objetivo fortalecer a liderança feminina no esporte e gerar conexão entre as participantes.

 

Kultz participou da primeira turma do Programa Acelerador de Lideranças Femininas em 2022, que foi idealizado pela Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres (SPPM) e executado em parceria com o SEBRAE e Governo Federal, e tem como objetivo acelerar e facilitar o processo para as mulheres chegarem aos postos de liderança, seja no setor público ou privado, de diversos setores, como esporte, empreendedorismo, segurança, cultura, mulheres negras, LGBTQIA+ e do agro.

 

O projeto não era a primeira ideia de Débora quando ela iniciou no programa da Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres. Porém, no decorrer do ano, seu foco mudou e sua paixão pela prática esportiva trouxe a opção de criar um projeto voltado para suprir a carência das mulheres no esporte. Hoje, sua expectativa é incentivar cada vez mais mulheres a participarem e tornarem-se gestoras no mundo esportivo por meio do resgate dos esportes em modalidades femininas.

 

“Nós temos 20 mulheres que vão participar do projeto, de várias modalidades, inclusive algumas que até então eram desconhecidas aqui na nossa cidade, como patins e a equitação. Nós estamos trazendo a Juliana, que pratica taekwondo e estava desmotivada porque não tinha público para trabalhar, muito por conta da falta de informação também. Então, eu penso que isso vem agregar muito nesse sentido”, expressou a empresária e gestora.

 

As participantes do “EVAS Líderes do Esporte” fazem parte das modalidades de corrida de rua e orientação, patinação, equitação, ciclismo, taekwondo, beach tennis, triathlon, basquete e crossfit, além de mulheres que fazem parte da criação de eventos de cunho esportivo.

 

Dentro da sua mentoria, em um ano, além de todo o incentivo às mulheres, Débora pretende expandir seu projeto, trazendo mais visibilidade a modalidades que possuem baixa procura na cidade pondo as gestoras do esporte em evidência.

 

“Eu pretendo formar uma comissão do esporte, para discutirmos políticas do esporte com as mulheres de Guarapuava e, principalmente, com as mulheres de todas as modalidades da nossa cidade. Que a voz feminina seja ouvida e não apenas escutada. Essa é a minha meta”, concluiu.

 

Para a secretária de Políticas Públicas para as Mulheres, Priscila Schran, o sentimento é de satisfação por ver os projetos pensados no Programa Acelerador de Lideranças Femininas ganhando vida.

 

“Iniciar este projeto com a participação das mulheres líderes no esporte, mostra para nós que lugar da mulher é realmente onde ela quiser. Depois de um ano de treinamento com todas as líderes, ver esses projetos saindo do papel, sendo colocados em prática e vendo o engajamento das mulheres que estão no setor querendo ser líderes, mostra que estamos trabalhando para ter um resultado bastante efetivo da ampliação do número de lideranças femininas na nossa cidade”, grifou a secretária.

 

A cerimônia contou ainda com a palestra on-line “Desafios na Liderança Feminina”, ministrada por Maria Paula Gonçalves da Silva, mais conhecida como Magic Paula, ex-jogadora de basquetebol brasileira que conquistou a medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Atlanta em 1996 e que hoje é Gestora Esportiva. Também houve a participação de Elaine Maria Basso, empresária e instrutora de equitação, falando sobre empoderamento feminino na palestra “Desenvolvendo confiança e força através da equitação”.