PROJETO É HORA DE BRINCAR RESGATA BRINCADEIRAS ANTIGAS NA ESCOLA MUNICIPAL BENEDITA DOS SANTOS

06/10/2017

Hoje, sexta-feira (06), os alunos da Escola Municipal Benedita dos Santos, no Bonsucesso participaram de uma atividade diferente. Por meio do projeto É Hora de Brincar, avós foram convidadas para ir até a escola e compartilhar as lembranças das brincadeiras da época deles. Na exposição de brinquedos, teve telefone sem fio, perna de pau, peteca, pião, pé de lata, entre outros, tudo confeccionado pelos alunos, juntamente com os pais. “Eu fiz um pé de lata. Você pega duas latas e passa um barbante. Depois sobre em cima delas, se equilibra e anda. É divertido porque eu fico mais alta”, explica a aluna Yasmim Ribas Amorim, de 5 anos.

E a experiência foi gratificante também para os avós. “Eu acompanhava meus filhos na escola e estar aqui hoje é muito bom, porque eu percebo uma evolução. Antigamente não tinha televisão e nós brincávamos até tarde na rua com nossos brinquedos simples. É bom que as crianças façam seus próprios brinquedos até mesmo para que elas vejam como era no nosso tempo”, comenta a avó, Maria de Fátima Zampier.

Segundo a supervisora da escola, Jussara Abdala, a iniciativa é positiva para apresentar aos alunos atividades diferentes das que eles praticam do seu cotidiano. “Hoje, os alunos ficam muito tempo com eletrônicos e não saem brincar fora de casa. Vamos aproveitar que semana que vem é o Dia das Crianças e apresentar brincadeiras diferentes para elas”, ressalta a supervisora.

Causar uma interação entre gerações é também objetivo do projeto Hora de Brincar, desenvolvido pela Secretaria de Educação e Cultura de Guarapuava. “Buscamos que as crianças conheçam o passado e se divirtam. Resgatar as brincadeiras antigas significa desenvolver a criatividade e a interação entre as crianças com suas famílias dentro do ambiente escolar. Essa experiência é incrível para todos”, finaliza a Secretária de Educação e Cultura, Doracy Senger Luy.