Notícias

Projeto “Descobrindo Talentos” reinicia atividades de 2023

23/01/2023

Cerca de 100 estudantes de Guarapuava participam dos treinos de futebol que, além de melhorar o condicionamento físico, leva cidadania à comunidade. 

 

As escolinhas do projeto “Descobrindo Talentos”, da prefeitura de Guarapuava, realizado por meio da Secretaria de Esportes e Recreação, reiniciaram suas atividades no ano de 2023. O projeto tem como objetivo incentivar a prática esportiva e revelar futuros campeões, além de usar o esporte como instrumento de transformação social para tantos que vivem em situação de vulnerabilidade social.

 

“Eu fui secretário de esportes e sei o quão importante são esses projetos para a sociedade. Crianças e jovens precisam desse trabalho diferenciado para auxiliar em sua formação e caráter. Eu digo que a prática de esportes é um complemento educacional na vida das pessoas. Os treinos do projeto ‘Descobrindo Talentos’, reforçam as atividades escolares e promovem saúde e cidadania para nossa população”, destacou o prefeito de Guarapuava, Celso Góes.

 

“O esporte é um diferencial na vida das crianças e adolescentes. O Projeto, com certeza, será uma porta de entrada para muitos talentos que surgirem. Nosso objetivo como Secretaria de Esportes e Recreação, juntamente com o prefeito Celso Góes, é estimular o esporte e trabalhar com um número cada vez maior de crianças na formação de jovens talentos do futebol”, disse o secretário de Esportes e Recreação, Milton Roseira.

 

São mais de 90 estudantes beneficiados, meninos e meninas, entre 7 a 15 anos, que recebem todo o aparato da Secretaria, com seus técnicos capacitados para revelar futuros talentos. As atividades são realizadas três vezes por semana, nas segundas, quartas e sextas-feiras, das 9h às 10h30 ou das 14h30 às 16h, no Campo Municipal, ao lado do Ginásio de Esportes Joaquim Prestes.

 

Quem tiver interesse em participar, os pais ou responsáveis pelo atleta devem comparecer na Secretaria de Esportes e Recreação. Os treinos são gratuitos, com a obrigatoriedade de que os atletas participantes do projeto estejam estudando.

 

“Eu acho que esse projeto é uma coisa boa porque oferece muitas oportunidades. Principalmente para a gente que não tem essa condição de pagar uma mensalidade. Eu já participei de escolinhas antes, mas estou gostando bastante de fazer parte deste do projeto”, contou Bruno Gustavo Reis, de 12 anos. 

 

“Nós voltamos às atividades, com cerca de 100 alunos matriculados. O objetivo do projeto é agregar todas as escolinhas do município, além transformar crianças e adolescentes a mostrarem seu potencial. Os treinos permitem ainda, a evolução do atleta na disciplina, na parte técnica do futebol, além de melhorias distintas na vida escolar. Nós também temos a possibilidade e a intenção, junto com a Secretaria de Esportes e Recreação, de convidar técnicos dos grandes clubes do Brasil para observarem meninos e meninas, para que eles tenham a oportunidade de participar de campeonatos municipais, regional, estadual e até brasileiro”, falou o professor e técnico, José Antonio Pereira (Toninho Paraná).

 

“Eu gosto muito dos treinos. O Toninho é um ótimo treinador também. Eu soube (das aulas) por um amigo, e fiquei superanimada para participar. Essa é a primeira vez que participo do projeto e acho incrível. É um super incentivo a todas as meninas a participar também”, disse a estudante, Maria Eduarda dos Santos, de 15 anos.

 

“Esse projeto é muito importante para a sociedade, porque ajuda outros adolescentes como eu, a fazerem algo diferente do que ficar em casa o dia todo no celular. Ele nos leva a conhecer pessoas e interagir. Jogar uma bola é muito divertido e eu adoro isso. Eu acho que esse projeto feito aqui pela prefeitura é realmente muito importante”, contou Fernando Andrés Ludtke, de 14 anos.