Notícias

Projeto da Praça Transversal inclui construção nova sede da Secretaria da Mulher

13/08/2021

Talvez poucos sabem quem foi o Padre Paulo Tschorn, mas a praça batizada com o nome do religioso, um dos fundadores da Paróquia Santa Terezinha, é bastante conhecida. O local fica junto ao ginásio Santa Terezinha e há muito tempo é um ponto de encontro e lazer. Agora, décadas depois de sua criação, o espaço reunirá diferentes serviços e atividades que beneficiarão todos os guarapuavanos.

 

A praça abrigará a nova sede da Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres e a Casa da Mulher Brasileira, voltada para o desenvolvimento de políticas públicas com o atendimento de vítimas e o combate à violência. “O objetivo é que seja um ambiente transversal, ou seja, que integre diversas propostas e ideias para atender de forma mais ampla a comunidade, especialmente, todas as mulheres”, destacou a secretária de Políticas Públicas para as Mulheres, Priscila Schran.

 

Encontro apresentou ideias e necessidades da comunidade para elaboração dos projetos.

 

 

Transformação

O projeto de construção dos novos espaços começou a ser traçado e envolve a comunidade acadêmica, moradores e integrantes de diversas secretarias municipais. Nessa semana, em uma reunião no ginásio, foram apresentadas diversas ideias e necessidades que devem ser contempladas na chamada “Praça Transversal”. As demandas foram ouvidas por acadêmicos de Arquitetura e Urbanismo que devem elaborar os projetos. Um concurso definirá qual proposta atende melhor aos anseios e aos objetivos estabelecidos.

 

“Uma das atividades foi a respeito das memórias afetivas com a praça. Buscamos entender as expectativas dos envolvidos com relação a reforma para que isso seja contemplado na construção. Assim, avançamos para o futuro, valorizando nossa história”, completou Priscila.