Projeto “+Cinco” reforça ensino de Matemática e Língua Portuguesa nas Escolas Municipais

15/09/2021

Alunos dos quintos anos do Ensino Fundamental são o foco do projeto “+Cinco”, idealizado pela Secretaria de Educação e Cultura (SEMEC). Por meio de vídeoaulas, os alunos da rede municipal terão conteúdos direcionados para a Prova Brasil. Após a avaliação, os materiais vão dar suporte aos alunos na transição do 5º para o 6º ano (mudança do ensino da rede municipal para a estadual).

“A tecnologia deve ser uma grande aliada no ensino. A pandemia reforçou esse papel. Temos que investir e estimular outros meios de aprendizagem para o desenvolvimento de nossos alunos. Esse conteúdo gravado poderá ser acessado diversas vezes, auxiliando na fixação do conteúdo especialmente para aqueles que ainda não estão frequentando presencialmente a escola”, explica o secretário Pablo de Almeida, da SEMEC.

Inicialmente, cerca de 2500 alunos devem ser atendidos pelo projeto. Duas professoras são as responsáveis pela gestão do conteúdo. Uma é mestre em matemática e a outra uma hábil professora de Língua Portuguesa.

Os alunos irão receber os vídeos com conteúdos programáticos cobrados na avaliação nacional todas as segundas e quartas-feiras, via WhatsApp. “Nós pensamos numa forma de auxiliar os alunos neste momento de Ensino Híbrido, onde, em parte do tempo eles estão com aulas em casa”, explicou a Diretora do Departamento de Educação Básica, Ana Paula Werzel da Rocha.

Prova Brasil

A Prova Brasil é aplicada nos quintos anos no mês de novembro em todo o país, e dela resulta o IDEB, que é o índice que mede o desenvolvimento da Educação Básica.

As vídeoaulas começaram a ser disponibilizadas hoje (15), e vão ser enviadas durante o mês de setembro, outubro e início de novembro, que é o período da prova Brasil. Elas podem ser acessadas no canal do Youtube da Secretaria de Educação: https://www.youtube.com/channel/UCi2d737gZ7nSpCQxKiMCrZw

No mesmo canal, também são encontradas as videoaulas de Educação Física, Ensino Religioso e Artes, do projeto “1,2,3 Aperta o Play”.