Programas da Secretaria de Agricultura de Guarapuava são modelo para cidades do Paraná

18/07/2017

Nesta segunda-feira (18), produtores rurais dos municípios paranaenses de Ortigueira, Telemâco Borba e Imbaú visitaram Guarapuava para conhecer os programas desenvolvidos pela Secretaria Municipal de Agricultura e Turismo. “Nós temos muitos produtores rurais e queremos que eles percebam que a propriedade é um negócio e que vale muito a pena investir. Para isso, precisamos de ideias inovadoras e Guarapuava tem sido referência com programas e ações que estão dando resultado, gerando emprego e renda para os agricultores familiares”, afirma a consultora do Sebrae de Telêmaco  Borba, Rosana de Oliveira Silva.

Durante a visita, os produtores conheceram as atividades do Programa Vida Rural, que incentiva os pequenos agricultores oferecendo condições para que permaneçam no campo com qualidade de vida. Os visitantes também puderam conhecer a trajetória da Feira do Produtor Rural, desde sua implantação e as dificuldades enfrentadas até alcançarem o sucesso.

Rosana Cristina Ferreira de Paulo, moradora de Ortigueira, é produtora de tomates e banana. De acordo com a agricultora, a visita em Guarapuava serviu como fonte de inspiração para novos projetos. “Nós queremos aproveitar essa ideia da integração com a comunidade que Guarapuava oferece aos seus produtores rurais. Temos alguns problemas na comercialização dos produtos que vêm do campo, mas vamos procurar parcerias com entidades para usarmos os espaços como vocês fazem aqui”, comenta.

“Guarapuava é modelo para vários municípios porque temos práticas diferentes de apoio e incentivo principalmente aos agricultores. Usamos muito o espírito coletivo para desenvolvê-las. Tudo o que fazemos é para proporcionar mais qualidade de vida à população”, finaliza o vice-prefeito e secretário de Agricultura e Turismo, Itacir Vezzaro, que acompanhou a visita.

Publicado em 18/07/2017