
Programa Vida Digna está em fase de desenvolvimento em Guarapuava
04/06/2019
Buscando a melhoria de renda, capacitação profissional, consciência ambiental e acesso às políticas públicas, a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social de Guarapuava está em fase de implantação do programa Vida Digna. A equipe do programa vem promovendo reuniões com 36 famílias, que são possíveis beneficiadas pela iniciativa.
A seleção será através do banco de dados dos CRAS, da Secretaria de Meio Ambiente e da Defesa Civil de Guarapuava. Serão priorizadas famílias de operadores ecológicos. “Um dos nossos objetivos é melhorar a condição econômica dessas famílias, proporcionando-lhes mais autonomia e independência, para superar a linha de pobreza extrema”, explicou o secretário de Assistência e Desenvolvimento Social, Ari Marcos Bona.
Durante as reuniões, as famílias recebem orientações sobre as condições do programa, os requisitos que as famílias devem cumprir. O Vida Digna terá uma série de benefícios para as famílias que participarão das ações, envolvendo educação, saúde, assistência social, capacitação e profissionalização, meio ambiente e habitação, num período de dois anos.
O programa terá parceria da Unicentro, por meio do curso de Serviço Social; e do curso técnico em Meio Ambiente, do Colégio Estadual Francisco Carneiro Martins. “Montamos este programa com ações conjuntas e sólidas que permitirão mudanças significativas em longo prazo para que as famílias cadastradas possam, de fato, ter condições de desenvolvimento social em sua forma mais plena”, destacou o secretário.
O próximo passo será o cadastramento das famílias, entrevistas individuais para conhecer as condições de moradia e estrutura familiar e o acompanhamento socioassistencial.