Programa Saúde na Escola trabalha prevenção do tabagismo e outras drogas

10/09/2014

O PSE (Programa Saúde na Escola) iniciou, nos últimos dias, atividades com tema: “Prevenção do tabagismo e outras drogas”. O objetivo é contribuir para a formação integral dos alunos que fazem parte da rede municipal de ensino, abordando os prejuízos causados pelas drogas. O foco é alertar sobre os perigos causados pelo uso do tabaco e do álcool, devido ao fácil acesso que as crianças têm, até mesmo dentro de casa.

Como forma de chamar a atenção dos estudantes são realizadas atividades lúdicas, artísticas e culturais para que o tema seja tratado de forma leve porém com seriedade. Nesta quarta-feira (10) o grupo de teatro do CAPS-AD (Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas) se apresentou em seis escolas com a peça “Saúde e a educação vencendo o vício”. A apresentação fala sobre como a influência familiar e dos amigos pode induzir ao consumo e de que forma a escola pode ajudar a intervir.

A supervisora da Escola Municipal Abílio Fabriciano de Oliveira, Angela Maria Cavalheiro Confim, aponta a importância da aproximação da comunidade com a escola. “Muitas crianças presenciam esses problemas com os pais e ao estarem informadas podem repassar para a família orientações sobre os prejuízos do uso dessas drogas”. A estudante Maria Fernanda Hopko, 11 anos, gostou da apresentação. “O teatro nos ensina e nos ajuda a fazer escolhas saudáveis. Aprender assim é mais legal do que aprender dentro da sala de aula”, opina.