Notícias

Programa Saúde na Escola apresenta resultados positivos em Guarapuava

20/08/2014

Desde o ano passado, o PSE (Programa Saúde na Escola), uma parceria das secretarias de Saúde e de Educação e Cultura, está beneficiando milhares de crianças em Guarapuava. Nesta quarta-feira (20), no auditório do Sesc, orientadoras da rede municipal de ensino e enfermeiras do PSF (Programa Saúde da Família) participaram de um encontro no qual foi exposto o levantamento dos resultados de 2013/2014. Uma nova adesão foi feita e o PSE vai continuar atuando até 2015.

Segundo a coordenadora da Divisão de Programas Estratégicos da Secretaria de Saúde, Fernanda Spyra Dal’Maz, 33 escolas municipais e 14 Cmeis aderiram ao programa. “O PSE trouxe resultados positivos para o município. Profissionais capacitados estão em constante contato com as crianças dentro do ambiente escolar, integrando permanente a educação e a saúde e proporcionando melhoria da qualidade de vida aos alunos”, afirma.

O PSE tem como objetivo contribuir para a formação integral dos alunos por meio de ações de promoção da saúde como avaliação antropométrica, alimentação saudável, atendimento odontológico, escovação supervisionada e avaliação visual, além de oferecer orientações sobre prevenção do tabagismo, drogas e doenças sexualmente transmissíveis. “Todas as orientadoras, professoras e educadoras do município recebem capacitações e aplicam em sala de aula, mesmo que a escola não tenha aderido ao programa”, explica.