Programa NutriSUS é lançado em Guarapuava

09/03/2017

O NutriSUS é um programa do Governo Federal, que tem como objetivo melhorar o desenvolvimento infantil, a prevenção e o controle de deficiências nutricionais na primeira infância. Aderindo ao programa nacional, a Prefeitura de Guarapuava lançou o programa hoje, quinta-feira (09), no CMEI Primavera e aproximadamente 1000 crianças que frequentam 11 Centros municipais de educação (CMEIs) serão beneficiadas com o programa. “Esta é uma ação que ajuda na prevenção em saúde, além e tornar nossas crianças mais capazes, inteligentes, hábeis e seguras, porque a deficiência nutricional nesta fase acarreta consequências para a vida inteira”, destacou o Prefeito, Cesar Silvestri Filho.

Com o programa, as crianças receberão sachês em pó de vitaminas e minerais. O complemento alimentar será dado para as crianças durante 60 dias com intervalo de 4 meses entre a primeira e segunda etapa. Cada criança recebe 1 sachê por dia, no próprio CMEI.  “O sachê é colocado diretamente na comida das crianças, no horário do almoço, e não tem nenhum gosto nem cor, nem altera a textura do alimento. O produto é bem aceito por nossas crianças”, explicou a Diretora do Departamento de Merenda Escolar, Laura Maria Iatskiu Vasconcelos.

O NutriSUSé uma ação realizada pela Secretaria de Saúde e de Educação e Cultura. “Está é uma estratégia de fortificação da alimentação infantil com micronutrientes, que faz parte do programa Saúde na Escola. Com ele, desejamos contribuir para o crescimento e o desenvolvimento das crianças, melhorando os hábitos alimentares e prevenindo anemias e carências alimentares”, completou a Chefe da Divisão de programas estratégicos da Secretaria de Saúde, Fernanda Spyra Dalmaz.