Notícias

Programa Nossa Família entrega mais qualidade de vida para as guarapuavanas

04/04/2022

Com o slogan “Fazendo a diferença na vida das mulheres”, o programa Nossa Família, idealizado pelo Centro de Saúde da Mulher, da Secretaria de Saúde, oferece auxílio para  guarapuavanas que buscam métodos contraceptivos para evitar a gravidez indesejada.

 

Desde 2020, o programa tem sido essencial na redução das taxas de gravidez na adolescência e gravidez não planejada, com diminuição de 11,1% e 7,44%, respectivamente. De acordo com a coordenadora da Clínica da Mulher, Sueli Ribeiro, os resultados do programa impactam diretamente na saúde municipal. “Além da diminuição nos índices relacionados a gravidez, vale ressaltar que a disseminação no uso dos métodos também reflete em outras áreas da saúde, que se relacionam a doenças infantis e problemas durante e após a gestação”, aponta Sueli.

 

Entre os métodos disponíveis, estão o DIU de cobre, DIU de Progesterona (popularmente conhecido como Mirena) e o implante contraceptivo Implanon. Todo processo, do implante ao acompanhamento, é disponibilizado de forma gratuita pela Clínica da Mulher, seguindo os regulamentos do programa. 

 

Para participar do “Nossa Família”, basta comparecer na UBS (Unidade Básica de Saúde) mais próxima, onde é feito uma avaliação da paciente. As mulheres contempladas são direcionadas imediatamente para a Clínica da Mulher, onde já podem dar início ao acompanhamento. “Durante a avaliação, vemos se a paciente realmente pode receber o DIU e aí já direcionamos para a Clínica da Mulher, onde já temos uma primeira conversa e analisamos qual o melhor método para cada paciente”, reforça a ginecologista e obstetra da Clínica da Mulher, Dra. Janaina Dal Piva.

 

Em caso de dúvida, basta entrar em contato com a Clínica da Mulher, através do número (42) 3621-4505.