Programa Mesa Brasil faz doações de cesta básicas para famílias guarapuavanas

09/04/2020

Em tempos de pandemia, a solidariedade faz toda a diferença, mesmo que o ato ao próximo seja feito à distância. É por isso que o Mesa Brasil, programa de segurança alimentar e nutricional integrado ao Sesc, está desenvolvendo parcerias e ampliando seus destinos de doações de cestas básicas que são entregues às famílias guarapuavanas pela Prefeitura. O atendimento já ocorre o ano todo de forma sistemática atendendo as instituições do município por meio de parcerias locais de supermercados, panificadoras, produtores rurais empresas e indústrias do ramo alimentício.

“As instituições cadastradas no programa atendem um público de vulnerabilidade, mas neste momento, devido ao isolamento social, elas estão fechadas. Por isso estamos ampliando, dando apoio a defesa civil e a Prefeitura para que possamos atender a demanda do próprio município, como as famílias atendidas pela Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, as que têm surgido da própria Vigilância Sanitária e da Secretaria de Saúde” explicou a nutricionista do Programa Mesa Brasil Sesc, Larissa Danguy Karam.

As cestas doadas contém produtos como arroz, feijão, trigo, alimento não perecível e hortifruti, todos arrecadados através das parcerias. “Temos parceiros que trabalham com a gente o ano todo de forma sistemática mas, agora, também contamos com o apoio de lojas, sindicatos e os próprios conselhos que têm feito campanhas de arrecadação”, destacou Larissa.

As arrecadações de campanha são acopladas às que já são feitas de forma sistemáticas para a montagem e distribuição das cestas. Mas para atender tantas pessoas, o programa precisa manter um controle, que ocorre em parceria com a Prefeitura. “Como é uma demanda do próprio município, a Secretaria de Assistência faz a triagem e destina as cestas para as famílias. É uma garantia de transparência para os nossos parceiros e doadores”, explicou. Somente hoje (09), 31 famílias de operadores ecológicos receberam as doações. As próximas etapas atenderão mais de 500 famílias cadastradas.

A  doação de alimentos perecíveis ou não perecíveis, produtos de higiene e limpeza pode ser feita por qualquer pessoa, física ou jurídica, nos seguintes pontos: Sindicato Rural, Clube da Luluzinha, KNN Idiomas, lojas do grupo Superpão, Sesc, 26° GAC, Seralle, Felchak Produções, Vigilância Sanitária, Corpo de Bombeiros e Shopping Cidade dos Lagos, em parceria com a Prefeitura de Guarapuava.Além dos pontos de doação, os interessados podem entrar pelo telefone (42) 3308-2676 ou (42)99132-9136, que equipe avaliará a disposição para fazer a coleta em domicílio.