Programa Mamãe Guará, da Prefeitura de Guarapuava é destaque no Paraná

01/12/2014

Pelo segundo ano consecutivo, a Prefeitura de Guarapuava recebeu, nesta segunda-feira (01), na Assembleia Legislativa do Estado o prêmio Gestor Público do Paraná, uma iniciativa do Sindafeb (Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita do Estado do Paraná), que tem como objetivo a valorização e o reconhecimento dos gestores públicos municipais que desenvolvem boas práticas administrativas e projetos de administração pública. “Estamos fazendo uma gestão para as pessoas, promovendo o bem estar do ser humano e garantindo a qualidade de vida dos guarapuavanos. A credibilidade deste prêmio demonstra que o Programa Mamãe Guará é exemplo não apenas para as cidades paranaenses, mas também para outras cidades do Brasil que enfrentam o problema da mortalidade infantil. Guarapuava tinha um dos maiores índices do Paraná e hoje, com as ações do Programa conseguimos reduzir a mortalidade infantil em nosso município”, comemora o prefeito de Guarapuava Cesar Silvestri Filho.

De acordo com Laerzio Chiesorin Junior, coordenador geral do Prêmio Gestor Público Paraná, após um longo processo de avaliação, que contou com uma pré-análise dos projetos pelo comitê técnico, avaliação de campo, análise e avaliação pelo comitê técnico, e avaliação final pela comissão julgadora, foram selecionados os 36 finalistas provenientes de 30 municípios que possuem os melhores projetos do Paraná. “Se hoje vocês, prefeitos, estão aqui é porque atenderam a um chamado público. O chamado da cidadania com a competência para desenvolver bons projetos que estão fazendo a diferença nos municípios e incentivando outras cidades do Paraná e do Brasil”, afirmou o coordenador geral.

Representando o Governador do Estado, o secretário da Casa Civil, Cezar Silvestri trouxe em seu discurso, as palavras do governador, lembrando a importância que Beto Richa sempre deu às iniciativas municipais, com atenção especial aos pequenos municípios. “Todos os prefeitos presentes estão de parabéns porque nós precisamos, cada vez mais, que pessoas de bem assumam cargos públicos, desenvolvendo projetos para promover o cidadão e as políticas públicas integradoras”. O reconhecimento aos gestores também veio por parte do desembargador Paulo Vasconcelos, 1º vice-presidente do Tribunal de Justiça. “É deste tipo de iniciativa que os Estados precisam porque os bons programas e projetos podem ser copiados por outras prefeituras, levando o desenvolvimento e o progresso daquilo que está dando certo”.

Programa Mamãe Guará – prêmio Gestor Público do Paraná 2014

Com o programa Mamãe Guará, a Prefeitura de Guarapuava promove o acompanhamento, atendimento e monitoramento de todas as gestantes e bebês nascidos no município. Com diversas ações na área da saúde, o município conseguiu reduziu o alto índice de mortalidade infantil, um dos principais indicadores de desenvolvimento humano. “Nós ampliamos a rede de cuidados às gestantes e bebês, com a sistematização da assistência, atendimento especializado e odontológico, oferta de equipe multiprofissional, entre outros”, reforça o secretário de Saúde, Stefan Negrão que participou do evento, com vários profissionais da Secretaria Municipal de Saúde.
Programa Parque Escola – prêmio Gestor Público Paraná 2013

Em 2013, a Prefeitura de Guarapuava também recebeu o prêmio Gestor Público Paraná, com o projeto Parque Escola: educação ambiental no Parque Municipal das Araucárias, desenvolvido em uma parceria da Prefeitura com o Governo do Paraná. “E neste ano, estamos levando mais um prêmio para casa, fazendo com que Guarapuava seja destaque em todo Paraná e exemplo para outras cidades”, comenta o prefeito Cesar Silvestri Filho.

O projeto Parque Escola, pioneiro no Paraná, beneficia estudantes de escolas públicas e particulares e população em geral de Guarapuava e região, através de educação ambiental e do suporte para a pesquisa científica.

Prêmio Gestor Público do Paraná 2015

Para encerrar a cerimônia, o coordenador geral do Prêmio Gestor Público Paraná, Laerzio Chiesorin Junior, também anunciou o tema para o Prêmio Gestor Público do Paraná 2015. “Em 2013 trabalhamos com o tema Educação, em 2014 homenageamos as iniciativas na área da saúde e, para o próximo ano, vamos trabalhar com o tema Meio Ambiente: não temos tempo, o futuro é agora!”, afirmou.

O prefeito de Guarapuava, Cesar Silvestri Filho já viu novas oportunidades para o próximo ano. “Temos inúmeros projetos que estão sendo desenvolvidos na Prefeitura de Guarapuava, inclusive com os cuidados ao Meio Ambiente, uma preocupação constante em nossa administração”, comenta Cesar Filho.