Programa Guarapuava Digital se torna referência para outros municípios

03/12/2020

O Programa Guarapuava Digital, implementado em agosto deste ano, vem ganhando destaque e atraindo o olhar de outros municípios. Como reflexo disso, nesta quinta-feira (3), uma comitiva da Prefeitura de Santo Antônio da Platina visitou o Paço Municipal guarapuavano.

O grupo, formado por quatro profissionais de diferentes áreas da administração da cidade, localizada no norte pioneiro do Paraná, buscou compreender, por meio de conversas com funcionários, como ocorre o funcionamento do Guarapuava Digital. Entre os visitantes, Daiane Pereira de Moraes Marçal, do departamento de Informática, comenta que o interesse pelo programa surgiu por causa das melhorias apresentadas aqui, “Tem bastante benefício de economia, como o exemplo do papel”, destaca Daiane.

Junto a Daiane, compareceram para a visita o responsável pela Secretaria de Gestão, Joubert Alves Brito, o diretor de contabilidade, Nilson Santos de Lima e o responsável pela Secretaria de Planejamento, Airton Sérgio Diniz.

Processos eletrônicos trouxeram economia de materiais e agilidade na tramitação. – Foto: Secom.

Mudanças

Em apenas 90 dias de funcionamento do Programa Guarapuava Digital, aproximadamente 90 mil reais já foram economizados por causa da diminuição das despesas com material de expediente, como papéis, tintas, envelopes, entre outros.  Além disso, o tempo gasto na tramitação dos processos mudou radicalmente, sendo esse um dos pontos mais abordados pelas secretarias visitadas.

O diretor do Departamento de Tecnologia da Informação da Prefeitura, Luiz Augusto de Abreu, explica que a plataforma aceita diversos tipos de documentos, como vídeos e fotos. Porém, a assinatura digital só é realizada em forma de PDF. Sobre isso, a diretora de compras da Prefeitura, Dayana Cazella, explica que “Foi uma coisa fácil para a gente. Eu imaginava que sofreríamos mais com essa mudança, mas foi algo que fluiu super bem. ”, complementa Dayane acerca da praticidade do modelo virtual.

Outros avanços

Outro ponto positivo observado na aderência a plataforma digital, é a maneira como os documentos podem percorrer os vários departamentos. Antes, uma das dificuldades enfrentadas era a distância entre as secretarias, causando a demora na entrega de documentos e assinaturas. Contudo, por meio do processo virtual a distância entre alguns locais não faz mais diferença. Assim, os processos em formato eletrônico ganham agilidade nas ações, respeitando a formalidade legal.

O primeiro mês foi mais difícil, – isso porque muitos processos caminhavam de forma híbrida, presencialmente e virtualmente – mas depois que conseguimos vencer essa etapa foi ótimo (…) Eu só tenho elogios quanto a plataforma, para nós foi algo que agilizou muito o trabalho e facilitou a comunicação. ”, explica a diretora de compras.

Já o diretor de Licitação e Contratos, Abimael de Lima Valentim, compactua da mesma visão que Dayana. Para ele, “O que podemos pontuar como algo positivo foi a agilidade para resolver as questões”, reforça.

Entenda a Plataforma

O programa eletrônico reúne 592 setores, subsetores e grupos de trabalho. E é a partir dessa união virtual que os documentos podem transitar por todas as secretarias. Outro destaque, é que, além dos profissionais responsáveis pela formulação dos documentos terem o total acesso na plataforma, os usuários também conseguem acompanhar o processo instantaneamente.

Ouvidoria

Com o intuito de melhorar o processo de adaptação ao Programa Guarapuava Digital, o canal da Ouvidoria foi disponibilizado para a população guarapuavana nesse mesmo formato. Basta acessar o site da Prefeitura de Guarapuava, clicando aqui.